Resumo

Título do Artigo

Análise de Opções Reais Aplicada na Diversificação da Produção Rural no Estado do Paraná
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Análise de Investimentos
Teoria das Opções Reais
Agricultura

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Wagner Dantas de Souza Junior
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu
2 - Juliano Francisco Baldissera
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
3 - Geysler Rogis Flor Bertolini
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
4 - Elizandra da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel/CCSA

Reumo

Métodos tradicionais nem sempre dão conta da complexidade gerencial de uma decisão de investimento, já que eles não consideram os problemas relacionados a flexibilização gerencial (MACEDO, 2008). A diversificação na produção rural é a exploração de diversas culturas na agricultura como uma estratégia para minimizar as incertezas. Nardelli e Macedo (2011) consideram que uma oportunidade de investimento como uma sucessão de opções de crescimento pode representar ser uma forma melhor para verificar a viabilidade econômico-financeira de projetos em relação à análise tradicional de investimentos.
A diversificação da produção rural de maneira sustentável precisa de apoio do governo na criação de políticas de desenvolvimento rural, orientação técnica de agentes de desenvolvimento e pesquisa na área do agronegócio, para o aprimoramento do arcabouço conceitual e metodológico das teorias utilizadas nesta área. O problema de pesquisa: como a teoria das opções reais pode aprimorar a análise de investimentos na diversificação da produção rural? Assim, objetivo é analisar o impacto que a teoria das opções reais da análise de investimentos tem sobre a diversificação da produção rural.
Os métodos tradicionais, pela sua simplicidade, geram diversas limitações e críticas para sua utilização, por isso é necessário que a análise de investimentos seja feita considerando não tão somente estes métodos, buscando, também, outros métodos que retratam melhor a realidade da empresa, como é o caso do Método das Opções Reais. Métodos de precificação de opções são ferramentas promissoras na análise de questões estratégicas, principalmente em situações relacionadas à interdependência sequencial entre projetos.
Esta pesquisa classifica-se como exploratória, documental e quantitativa, utilizando fontes primárias e secundárias, em corte transversal e análise estatística de um estudo de caso sobre a análise da viabilidade financeira em um projeto de investimento de diversificação na produção agrícola. Os dados foram coletados do sítio eletrônico da Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná. A análise consistiu em projetar o cálculo do valor presente através dos métodos tradicionais de análise de investimento e o das opções reais através da árvore binomial para comparabilidade.
O método das opções reais demonstra que dado um VPL inicial, o valor da opção real é de 11,5% do valor inicial de oportunidade de ganhos obtidos pela flexibilidade do projeto. Este valor é maior que o risco do projeto (11%). O administrador tem muitas possibilidades de obter ganhos adicionais e flexibilizar o projeto durante a continuidade do mesmo. O VPL alcançou dois extremos ao final do projeto, que representa amplitude do risco corrido pelo gestor do projeto. O resultado VPL expandido do projeto representa lucro adicional de 28% do investimento inicial e a viabilidade do projeto.
Os resultados apontam que a Teoria das Opções Reais é um método mais preciso para calcular o valor presente em projetos de diversificação rural, pois capta melhor a flexbilidade gerencial e a movimentação do VPL considerando a volatilidade do projeto.
EVANGELISTA, M. L. S. Estudo Comparativo de Análise de Investimentos em Projetos entre o Método VPL e o de Opções Reais: O Caso Cooperativa de Crédito - Sicredi Noroeste. Tese de Doutorado. UFSC: Florianópolis, 2006. MOEL, A.; TUFANO, P. When are real options exercised? An empirical study of mine closings. Review of Financial Studies, v. 15, n. 1, p. 35-64, 2002. NARDELLI, P. M.; MACEDO, M, A. S. Análise de um projeto agroindustrial utilizando a Teoria de Opções Reais: a opção de adiamento. Rev. Econ. Sociol. Rural, Brasília , v. 49, n. 4, p. 941-966, Dec. 2011.