Resumo

Título do Artigo

CONFIGURAÇÃO DE IMAGEM IDEATIVA DO CONCEITO DE INOVAÇÃO ABERTA: UM ESTUDO PILOTO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação Aberta
Mapa de Configuração da Imagem
Configuração de imagem ideativa

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Juliana Caminha Noronha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
2 - Gabriella Sant'Anna
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Gestão e Produção
3 - Carolina Renó Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Itajubá
4 - Faeli Raquel D'Martin Fowler
-
5 - Letícia Tenório Gonçalves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Itajubá- MG

Reumo

O modo pelo qual as pessoas percebem e interagem com os elementos ao seu redor é capaz de criar marcas profundas no subconsciente humano formando assim as imagens mentais (Milan e De Toni, 2008). Entendendo que captar e explorar as imagens mentais a cerca de Inovação Aberta dos profissionais da área é uma proposta relevante, as pesquisadoras entrevistaram profissionais de inovação de diferentes segmentos, assim como pesquisadores do tema e compreendeu-se em profundidade os atributos relacionados ao conceito de Inovação Aberta por esses profissionais.
Esse estudo piloto tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais atributos caracterizam a imagem do conceito de Inovação Aberta na visão dos profissionais da área de Inovação que atuam no Brasil? Seu objetivo geral é identificar a imagem coletiva que profissionais e pesquisadores da área de inovação possuem em relação ao conceito de Inovação Aberta, aplicando a técnica de Configuração de Imagem Ideativa.
Existem cinco tipos de dimensão da imagem a serem exploradas em torno do conceito de Inovação Aberta: geral, simbólica, emocional, cognitiva e funcional (DE TONI et al, 2011). A Inovação Aberta consiste na utilização do fluxo proposital de conhecimento para acelerar a inovação interna, e expandir os mercados para uso externo da inovação (CHESBROUGH; VANHAVERBEKE; WEST, 2006).
O método de pesquisa adotado é um estudo piloto do tipo exploratório, aplicando uma técnica de entrevista qualitativa em profundidade. A unidade de análise do caso piloto será o conceito de Inovação Aberta, sob o qual serão levantadas as quatro dimensões da sua imagem nas seguintes perspectivas. A técnica adotada se baseia no Mapa de Configuração de Imagem. Para tal, foi desenvolvido um roteiro de perguntas capaz de estimular a livre e espontânea evocação de imagens e atributos percebidos pelos entrevistados nas cinco dimensões de imagem supracitadas.
A análise de conteúdo das entrevistas individuais revelou 36 atributos. Os atributos identificados compõem a imagem do conceito de inovação aberta, na perspectiva dos entrevistados. Além disso, foram segmentados em quatro dimensões de imagem que aglutinam as formas de conceituação da inovação aberta mais presentes ao longo das entrevistas. A dimensão atores tem uma melhor distribuição de seus atributos nas primeira e segunda periferia se comparada com as dimensões objetivos e processo de inovação aberta. A dimensão sentimentos e significados é a mais relevante entre todas as estudadas.
Como disposto na análise, os resultados da identificação da imagem do conceito da Inovação Aberta são bastante interessantes e passíveis de um estudo longitudinal. No contexto da pesquisa, a segmentação dos resultados em quatro dimensões relevantes do conceito de Inovação Aberta contribuiu para formatar as imagens em blocos analíticos. Como constatação, tem-se que no contexto da amostra, o conceito de Inovação Aberta tem sua concentração em perspectivas mais subjetivas, que no presente momento, sobrepõem orientações mais concretas.
MILAN, G. S.; DE TONI, D. A configuração da imagem dos gestores sobre o conceito de estratégia. In: Revista da Administração da Mackenzie, v. 9, n. 6, p. 102-125, set./out., 2008. CHESBROUGH, Henry; VANHAVERBEKE, Win; WEST, Joel. Open Innovation: Researching a New Paradigm. Oxford: Oxford University Press, 2006. DE TONI, D.; GASPARIN, F. M.; BORGES, D. E.;MILAN, G.S. Percepção de Consumidores Locais Acerca da Imagem de um Shopping Center. Trabalho apresentado no XIV SemeAd em Outubro de 2011.