Gestão do Conhecimento
Pós-Graduação
Produção Científica
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)
Autores
Nome
1 - LIDIANE CRISTINA DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - REITORIA
2 - Fábio Luís Falchi de Magalhães UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - DIRETORIA DE INFORMÁTICA
3 - Ruth Del Raso Garcia UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Campus Vergueiro
4 - Celia Hatsumi Aihara FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA (FATEC SO) - Sorocaba
5 - Camila Coutinho Gonçalves de Souza -
Reumo
Conhecimento é informação processada e fonte geradora de vantagem competitiva. As organizações, estão trocando o ativo tangível por profissionais qualificados utilizando-se GC. O desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação está ligado a qualidade e quantidade de pesquisas realizadas. A pesquisa científica é um sistema efetivo de aquisição de novos conhecimentos. GC está se consolidando como uma nova ciência mundial, sendo que o Brasil tem criado programas de pós-graduação Stricto Sensu exclusivos e relacionados a esta temática.
A questão que norteia esta pesquisa: Qual é o perfil dos programas de pós-graduação Stricto Sensu na área de Gestão do Conhecimento no Brasil e como está o volume de sua produção científica? Para atender a esta lacuna de pesquisa, o objetivo deste trabalho é apresentar o Perfil dos programas de pós-graduação Stricto Sensu na área de Gestão do Conhecimento no Brasil e o panorama de sua produção científica.
Observa-se que GC pode englobar diferentes áreas de estudo. Tem se concentrada na Administração, Ciência da Informação, Interdisciplinar, Engenharias III, assim como em outras 5 das 49 áreas de avaliação da CAPES. A pós-graduação objetiva a formação de pesquisadores, novos docentes e profissionais com foco em ciência. Brasil ocupa a 14º posição em produção científica como um todo, sendo 2,4% em GC. A criação de . Programas ou linhas de pesquisa exclusivos em GC demonstra a necessidade e preocupação de fomentar pesquisas sobre o tema.
Foi utilizada uma abordagem quantitativa utilizando bibliometria, pesquisa bibliográfica e documental. Foram coletados dados na Plataforma Sucupira e Qualis Periódicos CAPES. Levou-se em consideração tanto os programas como as linhas de pesquisa que possuem a palavra-chave ‘conhecimento’ no título, associada com algumas das palavras: gestão, estratégia, governança, informação, engenharia, disseminação. Para a produção científica, foram considerados os trabalhos completos em congressos e artigos em periódicos dentro do quadriênio 2013 a 2016.
Foram identificados 23 programas de pós-graduação em 21 diferentes IES, sendo 38 linhas de pesquisa relacionadas a temática GC, expandindo-se nos últimos 20 anos. Com oito das 49 áreas de avaliação da CAPES, destaque para ‘Interdisciplinar’ e ‘Comunicação e Informação’. Todos os programas registraram uma média de 962 publicações por ano, porém, uma média por docente, sendo apenas 0,35 artigos em periódicos Qualis A. Verifica-se quantidade não é sinônimo de qualidade, pois programa com maior número médio de publicações em artigos não se reflete em produção qualificada Qualis A.
O mapeamento de programas e produção científica em GC traz algumas contribuições para reflexão. Observa-se a consolidação da temática no número de programas criados nos últimos 20 anos, através do aumento sempre crescente em cursos relacionados. Contudo, esperava-se que esse mesmo percentual refletisse quantitativamente no número de publicações em eventos e revistas. Muito ainda há para se fazer a fim de aumentar a quantidade da pesquisa neste campo, seja na criação de outros programas em outras regiões do país, assim como na qualidade da produção e avanço além da fronteira nacional.