Resumo

Título do Artigo

Planejamento Estratégico na Política Pública de Assistência Estudantil: uma análise de cenário na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) como suporte para execução do Plano Nacional de Assistência Est
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Palavras Chave

Planejamento
Plano de Assistência Estudantil
Estratégia

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Gilmar Sarmento da Silva Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Pro-Reitoria Estudantil

Reumo

O avanço das políticas de acesso à classes historicamente desfavorecidas trazem consigo problemas que são reflexos de uma sociedade desequilibrada quanto aos aspectos socioeconômicos. O novo perfil do estudante universitário brasileiro demanda uma atenção especial das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que executam o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal (decreto 7.234/2010).
Diante desses aspectos, as Pro - Reitorias Estudantis das respectivas IFES se deparam com prioridades estratégicas na assistência estudantil que outrora, praticamente, não existiam (FONAPRACE, 2010). Esse aumento exponencial da demanda e a falta de planejamento de prioridades acarretou problemas na operacionalização das ações (LEITE, 2015).
Uma parcela significativa dos graduandos pertence a um estrato social economicamente desfavorecida com pouco ou nenhum recurso financeiro, formação básica deficitária e problemas na estrutura familiar, sendo esses os principais fatores agravantes para a não continuação e/ou conclusão dos estudos, contribuindo diretamente para a o índice de evasão e retenção.
Aplicação de questionários de forma periódica a fim de mapear o perfil demográfico dos alunos assistidos pela política de assistência estudantil da Universidade Federal de Alagoas e a utilização de um protocolo estruturado para a construção de um planejamento estratégico com alinhamento entre PNAES e PDI/UFAL.
Construção de uma matriz SWOT - Após a análise de cruzamento de pontuação entre ambientes, a estratégia mais adequada a ser adotada é a estratégia de crescimento que foca inteiramente na resolução de problemas internos, onde a organização deve trabalhar predominantemente os aspectos de maior deficiência. Com a construção do cenário é possível traçar os objetivos estratégicos que devem focar prioritariamente na melhoria dos fatores internos que apresentam deficiência, contudo, a unidade precisa traçar objetivos e metas que ultrapassem os obstáculos do cenário encontrado.
A pesquisa pode ser utilizada por gestores das Universidades Federais que executam o Plano de Assistência Estudantil tendo em vista os problemas em comum entre todas as Universidades pois o Plano enquanto Decreto não orienta o gestor quanto a efetividade e materialização da política. Com esse estudo, o gestor poderá organizar a demanda e ofertar de uma forma mais eficiente e eficaz os programas e ações extremamente necessários para os estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica.