Resumo

Título do Artigo

A influência dos patrocinadores na estrutura e organização das comunidades de software livre
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Palavras Chave

Comunidades de Software Livre
Estrutura Organizacional
Patrocínio

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Gestão Estratégica de TI e Governança de TI

Autores

Nome
1 - Daniel Shim de Sousa Esashika
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Butantã
2 - CARLOS DENNER DOS SANTOS JÚNIOR
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Ppga

Reumo

As comunidades de software livre se distinguiram de outros modelos de gestão de software por desenvolver códigos que possibilitam ao usuário e ao desenvolvedor executar, adaptar, redistribuir e aperfeiçoar o código gerenciado. Inicialmente, as comunidades de software livre eram caracterizadas pela auto-gestão, contudo, passaram a ser influenciadas também por organizações públicas e privadas que identificaram ganhos potenciais na utilização do modelo de produção colaborativa e distribuída geograficamente.
Em vista deste contexto, esta pesquisa tem como objetivo responder as seguintes questões: os patrocinadores influenciam as estruturas organizacionais de comunidades de software livre promovendo diferenças entre comunidades patrocinadas e não patrocinadas? Quais estratégias são adotadas pelo patrocinador para influenciar a estrutura organizacional das comunidades de software livre?
Abordou-se o arcabouço conceitual das comunidades de software, conceitos de estrutura organizacional e patrocínio. Dois construtos são centrais no estudo: estrutura e patrocínio. Para caracterizar a estrutura organizacional foram utilizadas como categorias analíticas a centralização da tomada de decisões, a divisão do trabalho e a formalização dos procedimentos da organização. Já o patrocínio é utilizado para se referir à associação entre organizações, baseada em benefícios mútuos nas trocas de recursos entre os patrocinadores e os patrocinados.
Para esta pesquisa, adotou-se a metodologia estudo de caso. Foram estudadas 3 (três) comunidades de software livre por meio de pesquisa documental de dados secundários obtidos nos repositórios oficiais dos projetos de software livre, os quais serviram de insumo e complemento para as 12 (doze) entrevistas semi-estruturadas que foram realizadas com membros das comunidades de software e funcionários das empresas patrocinadoras. Todas as entrevistas foram registradas, transcritas e submetidas a Análise de Conteúdo.
Na análise dos resultados evidenciou-se que as comunidades patrocinadas possuem caráter consultivo em relação à tomada de decisão na comunidade, conferindo legitimidade às ações do patrocinador. Em relação à divisão do trabalho os patrocinadores atuam no sentido de estabelecer os papéis-chave da comunidade. Por fim, em relação à formalização das normas os patrocinadores influenciam a descrição formal de papéis e processos de trabalho, estimulando a envolvimento de outras organizações. Por sua vez, a comunidades não patrocinada foi caracterizada pela centralização e informalidade das normas.
De uma forma geral, conclui-se que foram identificadas diferenças na estrutura organizacional de comunidades de software livre patrocinadas e não patrocinadas, sendo esta diferenciação influenciada pelo patrocinador. Além disso, foi possível descrever estratégias e mecanismos utilizados pelo patrocinador para influenciar a estrutura organizacional das comunidades de software livre patrocinadas.
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