Resumo

Título do Artigo

IDENTIFICAÇÃO DE FATORES QUE AFETAM A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO EM ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Nonprofit Organizations
Performance Measurement Systems
Qualitative Research

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Juliano Munik
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
2 - Louisi Francis Moura
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Câmpus Ponta Grossa
3 - Rafael Duarte
-
4 - Edson Pinheiro de Lima
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus Pato Branco
5 - Fernando Deschamps
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Reumo

Os resultados financeiros são muitas vezes, se não na maioria dos casos, a principal preocupação associada à seleção de indicadores de desempenho por parte das organizações. Isso não é necessariamente verdadeiro em organizações sem fins lucrativos ou em departamentos de organizações com fins lucrativos que são responsáveis por iniciativas de responsabilidade social. Nessas organizações, o valor que eles fornecem à sociedade é o que impulsiona a avaliação de seu desempenho.
O objetivo deste trabalho é enquadrar os conceitos teóricos que suportam a ‘Identificação dos Fatores da Implementação de um Sistema de Medição de Desempenho’. Com base nesses resultados, as perguntas abaixo, motivam as análises ao longo desse artigo, sendo: (i) Que fatores influenciam a implementação de um projeto de Sistema de Medição de Desempenho (SMD)? (ii) Que áreas são formadas e como são estruturadas, na implementação de um projeto de SMD? (iii) Qual é a frequência dos fatores identificados na implementação de projeto de SMD?
A principal característica de uma Organização sem fins lucrativos é a restrição de lucro financeiro, sendo o valor social o seu foco de trabalho (Valentinov, 2011). A implementação dos Sistemas de Medição de Desempenho não é algo simples e rotineiro, devido a complexidade e o real entendimento sobre a medida de desempenho (De Waal et. al.,2011, Arena et. al. 2015). Choong (2014) identifica os requisitos para a concepção e implementação de um SMD em diferentes tipos de organizações, sugerindo uma investigação aprofundada no terceiro setor.
Através do desenvolvimento de uma Revisão Sistemática de Literatura foi possível realizar uma análise dos resultados da pesquisa de caráter mais confiável e assertivo. Esse método por sua vez, determina maiores níveis de padronização e sistematização no processo de coleta, análise e compreensão dos dados pesquisados. os dados gerados foram investigados sob a visão de uma análise qualitativa para um conjunto de documentos científicos (artigos) sobre as disciplinas abordadas, gerando um conceito sobre a Implementação de Sistemas de Medição de Desempenho em Organizações sem fins lucrativos.
É importante destacar que as organizações sociais apresentam diretrizes específicas quanto ao seu modelo de gestão. A prestação de contas, a transparência e a restrição de lucros é uma das principais características desta gestão. Através da literatura e estudos realizados, nota-se que o terceiro setor apresenta evoluções e crescimento para implementar em suas rotinas de trabalho, métricas para mensurar resultados. Observa-se que a maioria dos fatores identificados são relacionados com as características das organizações sociais, e que fatores de SMD representam menores ocorrências.
De forma geral, a contribuição desse estudo permite reforçar a importância para a utilização de ferramentas e métodos já existentes em empresas privadas, para uma evolução e difusão nas organizações do terceiro setor. É importante destacar que as organizações do terceiro setor apresentam características específicas quanto ao seu modelo de governança, dessa forma as ferramentas existentes nas empresas privadas, podem ser adaptadas e analisadas quanto a sua eficácia nas organizações do terceiro setor. Novas oportunidades de investigação podem ser desenvolvidas em organizações sem fins lucrativos
Valentinov, V. (2011). The Meaning of Nonprofit Organization: Insights from Classical Institutionalism. Journal of Economic Issues, 0(4), 901–916. Waal, A. de., Goedegebuure R., Geradts, P. (2011). The impact of performance management on the results of a non-profit organization. International Journal of Productivity and Performance Management 60(8), 778-796. Arena, M., Azzone, G., & Bengo, I. (2015). Performance Measurement for Social Enterprises. VOLUNTAS: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, 649–672.