Resumo

Título do Artigo

COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DIGITAL E DA NOVA GOVERNANÇA PÚBLICA: NOVAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO E VELHAS PRÁTICAS
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Palavras Chave

comunicação pública
nova governança pública
mídias sociais

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Wagner Luiz Taques da Rocha
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Reumo

A relevância da reflexão proposta se dá pela indissociabilidade da relação entre Estado e sociedade para a Nova Governança Pública no Brasil e pela falta de políticas capazes de compreender a sociedade atual, bem como suas necessidades de representação no ambiente democrático. Entende-se como responsabilidade do Estado, a instituição de fluxos informativos e comunicativos com seus cidadãos para que se possibilite o acompanhamento da gestão dos negócios públicos.
O objetivo é propor reflexões sobre comunicação pública, instrumento estratégico na relação entre Estado, governo e sociedade e descrever a iniciativa de comunicação pública digital do município de São Paulo, mais especificamente na mídia social Facebook e, sob a perspectiva de democratização e transparência da gestão, refletir sobre a maneira que essas práticas comunicativas são efetuadas. A relevância da reflexão proposta se dá pela indissociabilidade da relação entre Estado e sociedade para a Nova Governança Pública no Brasil e pela falta de políticas capazes de compreender a sociedade.
A participação social está intrinsecamente relacionada ao desenvolvimento da sociedade civil organizada no Brasil, sendo um elemento central de sua relação com o Estado e para Motta (2007), só através de reformas que alterem os canais de comunicação, com objetivo de aproximar cidadãos e gestores públicos, que será possibilitada a efetiva modernização da administração pública brasileira. Neste sentido, observa-se que a nova gestão pública, pautada na eficiência, tem como figura central o cidadão e a relação entre Estado e sociedade.
Este ensaio é resultado de pesquisa bibliográfica. O trabalho, ainda em fase inicial, utiliza a Prefeitura de São Paulo como cenário para subsidiar reflexões sobre os modelos recentes de administração pública, a evolução desses e da relação Estado e sociedade por meio da comunicação pública digital. Optou-se pelo uso do Facebook por ser a mídia social mais utilizada no país, a única com presença oficial da Prefeitura de São Paulo e contemplada no Programa de Metas 2017-2020, por meio do Projeto Comunica SP.
A atuação atual da Prefeitura do São Paulo é bastante discreta no Facebook. A produção de conteúdo específico para mídia é quase inexistente, número de postagens bastante reduzido perto do universo de informação produzido diariamente pela Prefeitura e não há também interação com os usuários no perfil institucional. Pouco se explora dos potenciais colaborativos típicos dessa plataforma. Não se observa ainda o potencial da promoção de diálogos públicos em torno de questões mais abrangentes, que permitiriam a participação dos internautas no controle social das políticas públicas.
O tema, longe de ser esgotado, carece de mais pesquisa e subsídios para a compreensão da comunicação nesse contexto da nova governança, do ambiente digital, bem como das suas potencialidades e implicações. A comunicação, como política estrategicamente orientada, se instala na defasagem de condições de produção e reconhecimento de sentidos, o que legitima a necessidade de uma gestão comunicativa que a regule e a organize. O paradigma informacionalista e transferencial, presente nas políticas de comunicação do Estado é potencializada pelos dispositivos tecnológicos.
ABRUCIO, Fernando Luiz. Trajetória recente da gestão pública brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 41, n. spe, p. 67-86, 2007 . BRANDÃO, e. P.; BUENO, Wilson da Costa; Martins, L.; MATOS, Heloísa.; MONTEIRO, M. da Graça; NOVELLI, Ana Lucia. Conceito de comunicação pública. In: JORGE DUARTE. (org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009. MOTTA, P. R. (2007). A modernização da administração pública brasileira nos últimos 40 anos. RAP, edição especial comemorativa.