EMPRESA FAMILIAR: OS DESAFIOS DA GESTÃO ENTRE IRMÃOS
Palavras Chave
Empresa familiar
desafios da gestão familiar
administração
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Eduardo Guedes Villar UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - ELIS REGINA MULINARI ZANIN UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - SÃO MIGUEL DO OESTE
3 - ELIANE FÁTIMA STRAPAZZON BEDUSCHI UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - MARAVILHA
4 - JEAN CARLOS MEURER UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Maravilha - SC
5 - VEREDIANE RUBINI UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Maravilha - SC
Reumo
O caso apresenta a história da empresa Estúdio Criar e sua trajetória ao longo de 63 anos. O estudo foca nos problemas enfrentados pela segunda geração, por meio da atuação de de dois irmãos e um cunhado, sócios igualitários da empresa. A empresa possui sede própria, e ao longo dos anos, construiu um portfólio diversificado de serviços e produtos. A relação entre a família se dá basicamente por meio das relações de trabalho, havendo comparações entre a dedicação dos sócios para com o negócio. A solução encontrada foi a especialização de cada sócio em uma área diferente da empresa.
Este estudo de caso objetivou detalhar os papéis, relações e participação de diversos atores da segunda geração da família Nogueira na administração da empresa no ramo de fotografia, a Estúdio Criar. Fomentar a discussão sobre os possíveis rumos na gestão de uma organização familiar, gerar a problematização referente as relações interpessoais e a separação entre família e empresa. Provocar os alunos do Curso de Administração a buscarem soluções criativas para os problemas enfrentados pela organização e também na redefinição estratégica do negócio.
Os dados para construção do caso foram coletados utilizando-se entrevistas estruturadas com três sócios e dois dirigentes citados da empresa, observação direta, documentos da empresa. Alguns dos autores visitaram as instalações da empresa, sendo possível observar as rotinas organizacionais.
As entrevistas foram gravadas (3h59min) e posteriormente transcritas integralmente para a análise. Utilizou-se a técnica de análise de narrativa para apresentar os resultados evidenciados, com o objetivo de demonstrar a percepção dos familiares do negócio, das relações interpessoais e do futuro do negócio.
BORGES, A. F., BRITO, M. J. D., LIMA, J. B. D., & CASTRO, C. L. D. C. Empreendedorismo em empresas familiares: a pesquisa atual e os desafios futuros. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 17, n. 2, p. 93-121, 2016.
DE BRITTO, A. F.; MELO, M. C. de O. L. A interação entre os valores familiares na gestão de uma empresa familiar mineira: um estudo de caso no Grupo Zema. REGE-Revista de Gestão, v. 21, n. 2, p. 183-198, 2014.