Resumo

Título do Artigo

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: um estudo bibliométrico sobre a produção científica no brasil nos anos de 2000 a 2017
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Internacionalização
Teorias de Internacionalização
Bibliométrico

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico

Reumo

O processo de internacionalização de empresas intensifica os fluxos de comércio e a demanda para o crescimento de investimentos organizacionais em relação à atuação no mercado internacional. A correlação entre vendas e investimentos no exterior tem tornado o processo de internacionalização uma real necessidade para que as organizações mantenham a sua competitividade e dessa forma enfrentem a concorrência além-fronteiras. A adoção de estratégias para internacionalização pode se realizar por motivações econômicas ou comportamentais.
O propósito deste estudo é compreender a produção científica brasileira sobre internacionalização de empresas a partir da análise de periódicos científicos nacionais com Qualis B2 ou superior entre os anos 2000 e junho de 2017, evidenciando o desenvolvimento das pesquisas brasileiras bem como os procedimentos e estratégias de pesquisa adotadas nos estudos sobre o tema.
No presente estudo são apresentados como referencial teórico as perspectivas comportamentais e econômicas da internacionalização em uma abordagem ampla para facilitar a compreensão do leitor a respeito das teorias existentes a respeito do tema. Além disso, considerando que o processo de internacionalização está envolvido na interação das operações de uma empresa com mercado externo, são apresentadas diferentes estratégias adotadas para efetivação da internacionalização por parte das empresas.
Para realização da presente pesquisa, realizou-se um estudo bibliométrico a partir da análise dos periódicos científicos nacionais e publicações de artigos entre os anos 2000 e junho de 2017, levando em consideração a avaliação CAPES do quadriênio 2013-2016 para filtragem de periódicos com Qualis B2 ou superior. O estudo identificou – ao finalizar a seleção – 246 artigos publicados em 31 periódicos científicos brasileiros e, por meio da construção de uma base de dados e análise dos resultados, foi possível compreender e explicitar um panorama de pesquisas sobre internacionalização no Brasil.
Na análise dos dados gerados a partir da pesquisa realizada, observou-se, entre outras informações, que até o ano de 2004 pouco havia sido publicado sobre internacionalização em periódicos nacionais, o aumento de publicações deu-se a partir do ano de 2005, e de forma progressiva foi crescendo a cada ano, salvo algumas variações entre os períodos, tendo como auge os anos de 2012 e 2013, que juntos representam quase ¼ de toda a produção publicada. Outra informação importante de ser mencionada é o fato de que grande parte, 87% dos artigos analisados se caracterizam como de natureza empírica.
Neste estudo bibliométrico de caráter descritivo, foi possível identificar nos artigos analisados, as características do cenário de pesquisa de internacionalização de empresas no Brasil. Pode-se concluir com o presente estudo que as pesquisas vêm mantendo um padrão de publicação e diversos autores e instituições de ensino mostram-se interessados no campo. Embora seja possível pesquisar a internacionalização sob diferentes temáticas, grande parte dos estudos estão voltados para o processo e as estratégias da internacionalização, isso evidencia uma gama de possibilidades de futuras pesquisas.
CINTRA, R..; MOURÃO, B. Perspectivas e estratégias na internacionalização de empresas brasileiras. Revista Autor, ano 5, n.53, 2005. FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L.; Internacionalização das Empresas Brasileiras: em busca de uma abordagem teórica para os late movers. In: FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Internacionalização e os Países Emergentes. São Paulo. Editora Atlas, 2007. FERREIRA, A.G.C. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. Datagramazero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, jun. 2010.