Resumo

Título do Artigo

SATISFAÇÃO E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
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Palavras Chave

Satisfação
Engajamento
Instituto Federal

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Franciane Cougo da Cruz Ceretta
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFarroupilha) - CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS
2 - Leandro Dorneles dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
3 - Ana Júlia Moreira Rebolho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - UFSM
4 - Paulo Sergio Ceretta
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - adm

Reumo

É crescente a busca para entender o que gera um sentimento promissor no colaborador com relação ao ambiente organizacional. A satisfação e o engajamento no trabalho são usados como antecedentes de desempenho profissional e se caracterizam como um estado mental positivo relacionado com o ambiente de trabalho. O estudo verifica a relação entre satisfação e engajamento no trabalho sob a perspectiva dos servidores Técnico-Administrativos em Educação que atuam em um Instituto Federal de Ensino do Sul do País. .
A partir da reflexão supracitada na introdução emerge a seguinte questão de pesquisa: qual a relação existente entre satisfação e engajamento no trabalho segundo a percepção dos servidores Técnicos Administrativos em Educação que atuam em um Instituto Federal de Ensino? Para responder a esta questão, destaca-se o objetivo geral da pesquisa, que é o de verificar a relação entre satisfação e engajamento no trabalho, sob a perspectiva dos TAE’s de um Instituto Federal de Ensino do Sul do Brasil.
Satisfação no trabalho é apresentada por Milkovich e Boudreau (2010, p. 125) como uma “reação emocional prazerosa ou positiva que uma pessoa tem em relação a suas experiências profissionais”. Já o engajamento é o emprego da energia física, emocional e cognitiva dos membros organizacionais. Estes trabalhadores engajados estão conectados e apresentam uma forte identificação com o trabalho (KAHN, 1990). Compreender as novas percepções sobre aspectos positivos relacionados ao trabalho envolve compreender fatores que ocorrem no ambiente organizacional, como satisfação e engajamento no trabalho.
O estudo classifica-se como quantitativo, descritivo, bibliográfico e de levantamento. O Instituto Federal possui 635 servidores TAE’s. Como amostra para a coleta dos dados definiu-se 262 servidores. Foi aplicado um questionário fechado nos meses de junho e julho de 2016 elaborado através da plataforma online Google Forms. As questões integraram questões das Escalas de Satisfação no Trabalho de Siqueira (2008) e da Escala de Engajamento no Trabalho de Martins et al. (2011). Como método aplicou-se a Modelagem de Equações Estruturais (PLS-PM) com abordagem quantílica.
Os construtos latentes apresentaram comunalidade média superior a 0,50. Foram estimados efeitos diretos da Satisfação sobre o Engajamento em diversos quantis. Para todos os quantis investigados constatou-se que o impacto da satisfação sobre o engajamento é significativo. Afirma-se que nos quantis pequenos o efeito do grau de satisfação sobre o engajamento é elevado e estatisticamente significativo. Porém nos quantis subsequentes esse impacto apresenta uma sensível redução. Em termos práticos o impacto da satisfação sobre o engajamento no quantil superior se reduz quase pela metade.
Na satisfação dos servidores o aspecto mais importante é a boa relação com a chefia e no engajamento é a dimensão vigor. Foi comprovado que o relacionamento causal da satisfação sobre o engajamento não é homogêneo ao longo da amostra, ou seja, o efeito exercido da satisfação sobre o engajamento é dependente do quantil analisado. O impacto exercido pela satisfação sobre o engajamento é maior nos quantis menores e, consequentemente, o impacto é menor nos quantis maiores. Compreende-se que a parcela dos TAEs condicionalmente mais engajados sofrem menos influência da satisfação.
MARTINS, Maria Do Carmo F ; LIMA, L, G. ; AGAPITO, P, R. ; SOUZA, W, da Silva ; SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias . Construção e validação fatorial da escala de engajamento no trabalho - EEGT. In: II Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde e I Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Saúde, 2011, São Bernardo do Campo. Transformações socioculturais e promoção de saúde, 2011. SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; Satisfação no Trabalho. In: Mirlene Maria Matias Siqueira (Org.); álvaro Tamoyo [et.al.]. (Org.). Medidas do Comportamento Organizacional: Ferramentas de Diagnóstico e de Gestão. 1e