Resumo

Título do Artigo

EFICIÊNCIA INFORMACIONAL DE MERCADO EM ANÚNCIOS DE CRIAÇÃO DE JOINT-VENTURES: um estudo de evento
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Palavras Chave

Estudo de Eventos
Eficiência de Mercado
Joint-Venture

Área

Finanças

Tema

Apreçamento de Ativos

Autores

Nome
1 - Ivan Fernandes da Cruz
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - CAMPOS II
2 - Gabriel Augusto de Carvalho
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II
3 - Lívia Maria De Pádua Ribeiro
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Claudia Faria Maciel
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Belo Horizonte
5 - Uajará Pessoa Araújo
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II

Reumo

A Hipótese da Eficiência de Mercado (HEM), que possui como obras seminais os trabalhos de Roberts (1967) e Fama (1970; 1991), caracteriza um mercado de capitais no qual os preços dos ativos incorporam todas as informações disponíveis. Dentre as três formas de eficiência descrita por Fama (1970) o método do estudo de eventos destina-se a verificar a presença da eficiência semiforte de mercado. O anúncio da criação de uma joint-venture configura-se como um fato relevante de mercado passível de ser testado por esse método, para a verificação da presença da eficiência semiforte de mercado.
Trabalhos empíricos realizados têm dado suporte para as formas fraca e semiforte de eficiência de mercado, sendo, portanto escolhida a análise da eficiência do mercado para incorporar a informações na sua forma semiforte, como objeto desse estudo. Essa pesquisa tem como objetivo verificar a presença da eficiência de mercado, em sua forma semiforte no mercado norte americano, no evento do anúncio de criação de uma joint-venture por empresas listadas nos índices SPX ou S&P 500.
Gabriel, Ribeiro e Ribeiro (2013) ressaltam que a HME considera que as informações relevantes são incorporadas de forma imediata aos preços das ações. Para observar, portanto, o impacto de informações públicas a respeito de uma empresa específica sobre o preço de suas ações, é indicado a metodologia de estudo de eventos, que possibilita verificar a velocidade com que os preços das ações se ajustam próximo a data do evento de interesse. Sendo a criação de uma joint-venture um fato relevante, espera-se que quando isso ocorra o mercado reaja a essa informação.
O período analisado foi de 24/05/2012 a 24/05/2017, sendo utilizada uma amostra de 185 empresas com ações listadas em bolsa. Para realizar o estudo foi adotada a metodologia de estudo eventos e posteriormente, realizado um teste de hipótese, com intuito de verificar se o evento do anúncio de criação de uma nova joint-venture impacta estaticamente, nos preços das ações.
A partir da análise dos resultados, constatou-se que os preços das ações das sócias das joint-ventures não apresentaram um desempenho anormal nos dias próximos à divulgação de anúncio de criação destas joint-ventures, o que indica que houve eficiência do mercado na sua forma semiforte.
A partir dos testes realizados, concluiu-se que as informações foram absorvidas de forma rápida e eficaz pelo mercado, ou seja, o mercado americano comportou-se de maneira eficiente na forma semiforte, no que se refere à rapidez e à precisão da incorporação das informações de anúncio de criação de joint-venture.
ROBERTS, H. Statistical versus clinical prediction of the stock market. Unspublished Work presented in the Conference of Securities Price Analysis, Chicago, May 1967. FAMA, E. F. Efficient capital markets: a review of theory and empirical work. The Journal of Finance, v. 25, n. 2, p. 383-417, 1970. FAMA, E. F. Efficient capital markets: II. Journal of Finance, v. 46, n. 5, p. 1575-1617, 1991. GABRIEL, F. S.; RIBEIRO, R. B.; RIBEIRO, K. C. S. Hipóteses de mercado eficiente: um estudo de eventos a partir da redução do IPI. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, n. 1, p. 36-52, 2013.