Resumo

Título do Artigo

O PERFIL DA PESQUISA ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação a distância
Perfil de Pesquisa
Bibliometria

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

E-learning e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Autores

Nome
1 - Thalita de Oliveira Pelegrini
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - volta redonda
2 - Sheila Serafim da Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA - Departamento de Administração
3 - Maxwel de Azevedo-Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Volta Redonda
4 - Murilo Alvarenga Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Departamento de Administração e Administração Pública

Reumo

A Educação a Distância ganhou destaque com o avanço das tecnologias, fazendo com que muitos pesquisadores se voltassem para o tema. A partir disso, justifica-se a importância de compreender a dinâmica do campo de estudo sobre Educação a Distância para o avanço da ciência e identificação de lacunas e vieses na produção do conhecimento. A compreensão do estado do conhecimento nessa área é importante para a evolução da ciência, pois permite identificar possibilidades de integração de ideias e pontos de vista de diferentes autores, além de permitir a identificação de lacunas e vieses na área.
É justificável a importância de compreender a dinâmica desse campo de estudo sobre Educação a Distância. Tem-se como questão de pesquisa entender qual a dinâmica da produção acadêmica sobre Educação a Distância no período de 1956 a 2016. Este estudo teve como objetivo analisar o perfil da pesquisa acadêmica sobre Educação a Distância e, mais especificamente, a participação brasileira em tal produção científica.
As Instituições Educacionais de todo o mundo têm sido incentivadas a aprimorar e expandir sua forma de transferir conhecimento diante de novas necessidades criadas pela globalização. Nesse quadro, uma possibilidade encontrada foi a de educar sem, necessariamente, precisar de espaço físico, tornando a Educação a Distância, com apoio de tecnologias e mídias, o instrumento de ensino e aprendizagem mais utilizado (CASSUNDÉ; CASSUNDÉ JR, 2012). Em decorrência, aumentam o estudo e a pesquisa sobre essa modalidade de ensino, respondendo-se a uma demanda mundial.
Foram utilizadas técnicas bibliométricas, visto que os indicadores da produção científica retratam o desenvolvimento de uma área do conhecimento. O estudo combinou os termos “Distance Education”, “E-learning” e “Elearning” na base de dados Web of Science (WoS). Realizaram-se os seguintes procedimentos: (1) definição dos termos mais adequados para a extração de dados de artigos relativos ao interesse da pesquisa; (2) busca e extração nas bases de dados; (3) limpeza e organização dos dados e (4) análises bibliométricas e interpretação.
Os resultados apontaram que o tema é de interesse global e apresenta interação entre alguns países, com destaque para os Estados Unidos, como o país que mais publicou sobre o tema. A Educação a Distância está sendo pesquisada por um número considerável de autores que, juntos, somam 17.789, indicando que o tema está caminhando para maturidade no que diz respeito à análise internacional. Os resultados apontaram que as publicações sobre EaD no Brasil possuem cooperação internacional, podendo ser um indicativo de que o Brasil está publicando com os principais países que pesquisam sobre o tema.
A partir dessas evidências, a pesquisa pôde contribuir com o mapa do perfil da pesquisa acadêmica sobre Educação a Distância no Brasil e no mundo que pode ser útil aos pesquisadores da área.
MORETTI, S. L. A.; CAMPANARIO, M. A. A Produção Intelectual Brasileira em Responsabilidade Social Empresarial: RSE sob a ótica da bibliometria. RAC, Curitiba, v. 13, Edição Especial, art. 5, p. 68-86, 2009. MOTTA, G. S.; QUINTELLA, R. H. Assessment of non-financial criteria in the selection of investment projects for seed capital funding: The contribution of scientometrics and patentometrics. Journal of Technology Management & Innovation, v. 7, n. 3, p. 172-197, 2012. PORTER, A. L.; CUNNINGHAM, S. W. Tech Mining: exploiting new technologies for competitive advantage. Hoboken, NJ: Wiley, 2005.