Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NA GESTÃO DE EMPRESAS DE LOGÍSTICA: COMO A MERITOCRACIA PODE IMPULSIONAR A PRODUTIVIDADE DE OPERADORES LOGÍSTICOS, MESMO EM MEIO A CRISES ECONÔMICAS
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Palavras Chave

Meritocracia
Produtividade
Logística

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Felipe Liberato de Souza
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA
2 - Alvair Silveira Torres Junior
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - administração

Reumo

As empresas de logística precisam buscar maneiras criativas de manter a sustentabilidade de seus negócios a partir da compreensão da cadeia de abastecimento que estão inseridas. A capacidade de inovação de serviços e processos tem correlação com a meritocracia e empresas de logística buscam ter estratégias claras de aumento de produtividade, com gestão baseada em melhoria contínua, retenção de talentos e incentivos à inovação. O fator humano é diferencial para o estabelecimento de processos inovadores com consequente aumento de competitividade.
Quando a matéria-prima não chega de forma íntegra e no prazo adequado para a produção de uma indústria ou quando um produto a ser comercializado não chega a um ponto de venda para atender as necessidades do consumidor, os prejuízos são consideráveis. Assim, a competitividade de uma indústria ou de uma loja é influenciada diretamente pela qualidade dos serviços de logística. Processos logísticos são executados por pessoas que incentivadas geram melhores resultados. O bom nível de serviço de transporte de cargas depende da execução eficiente de processos.
Imperfeições dos processos de manipulação da carga no transporte são responsáveis por avarias da carga, extravio/roubo, assim como os processos de vendas, aceite da carga, liberação da carga e transporte de um ponto a outro, são responsáveis pelo não cumprimento de prazos de entrega e falta de informações ou erros de informações aos clientes das empresas de logística. Esses processos são complexos e margeados por uma série de fatores que impactam no transporte seguro da carga, sem avarias, com rapidez e informações claras aos clientes.
Uma rede de franquias que atua no Brasil no ramo de logística se propôs a implantar um projeto para experimentar um sistema de remuneração baseado em meritocracia. Esse projeto foi executado a partir de janeiro de 2016. O total de 92 empresas franqueadas independentes entre si, regidas por uma franqueadora, fizeram parte do experimento. A concepção do projeto foi baseada na criação de dois grupos que se serviram para comparações. O modelo proposto de meritocracia envolve e engaja todos os funcionários das empresas por se basear em dois aspectos: coletividade e reconhecimento individual.
Além do aumento de 25,18% de produtividade operacional, as empresas do grupo com o sistema de remuneração variável implantado obtiveram crescimento de 17,12% de aumento de receita e de 28,07% de venda de serviços mais rentáveis em um ano. A sinistralidade da carga com o sistema de meritocracia caiu de 0,55% em 2015 para 0,21% em 2016. Essa queda nas empresas sem remuneração variável foi de 0,71% para 0,69%. As empresas com sistema coletivo de remuneração variável baseado em meritocracia obtiveram queda no indicador que mede reclamações de clientes de 27,81% em 2016 em relação a 2015.
A meritocracia reforça a possibilidade de se atingir metas e objetivos estratégicos através do reconhecimento dos esforços individuais e coletivos dos funcionários, que se sentem valorizados e consequentemente motivados a novos desafios. Dentre os benefícios de um sistema meritocrático de gestão estão a melhoria do aproveitamento de talentos, a adequação de pessoas em funções relacionadas aos perfis psicológicos de cada indivíduo, trazendo mais satisfação pessoal aos funcionários, melhores resultados para a empresa e maior rentabilidade ao negócio, a partir da melhoria de produtividade.