Resumo

Título do Artigo

KAHOFF BOUTIQUE – NOVO FOCO EM SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Palavras Chave

Segmentação de mercado
Estratégias de marketing
Comportamento do consumidor

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - PRISCILA SILVA ESTEVES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - Campus Viamão
2 - Luiza Venzke Bortoli
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - Campus Viamão
3 - Rafael Lavrador Sant Anna
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4 - Pâmela César Michels Costa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - Viamão
5 - Michelle Nascimento Sbardelotto de Oliveira
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Reumo

Este caso conta a história da loja de roupas femininas Kahoff, localizada em Viamão. A loja surgiu pela insatisfação profissional da empreendedora, que já tinha o desejo de ter seu próprio negócio. Ela iniciou atuando com um segmento de mercado, todavia, por análise de oportunidades, acabou alterando seu mix de marketing e passou a atuar em um novo nicho, modificando seu posicionamento de marca. Apesar de enfrentar muitos desafios na sua gestão, hoje a empresa está focada em investir nos projetos a longo prazo, de ter sua marca própria, e mais filiais.
Este caso de estudo tem o objetivo de analisar as estratégias adotadas por uma micro empresa desde a sua fundação até a nova segmentação de mercado adotada. Através de sua história, é possível analisar reflexivamente o passo-a-passo da mudança planejada, as ações de marketing implantadas e as prospecções para o futuro da empresa. Aspectos relacionados à estratégia, marketing, comportamento do consumidor e segmentação de mercado podem ser observados neste caso de estudo.
Para a coleta de dados deste caso de ensino, foram feitas 4 entrevistas semi estruturadas com a proprietária a fim de coletar informações para a elaboração do estudo de caso. Estas entrevistas foram gravadas e transcritas para posterior análise estruturação do caso de ensino. As informações teóricas, por sua vez, foram coletadas através de bibliografias especializadas na área.
Marketing, comportamento do consumidor, segmentação de mercado, planejamento estratégico e segmentação de mercado.
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2005. KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson, 2014. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. LAS CASAS, A. Marketing de Varejo. São Paulo: Atlas, 2013. LAS CASAS, A. Plano de marketing para micro e pequena empresa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. A. Marketing de Serviços. São Paulo: Prentice Hall, 2011.