Resumo

Título do Artigo

As aparências enganam: quando a marca não marca bons resultados

Palavras Chave

Posicionamento
Branding
Marca

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Jailson Lana
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BIGUAÇU
2 - Erick William Pereira
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu/SC
3 - Ademir Furtado
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BIGUAÇU

Reumo

Esse caso para ensino retrata a situação da empresa Rovian, uma pequena empresa familiar do setor de confecções de vestuário de Brusque/SC, que diante das dificuldades do mercado, buscou um trabalho construção de marca (branding) como forma de se consolidar no mercado. O objetivo é que os alunos avaliem se as estratégias para a construção de marca foram desenvolvida corretamente proponham medidas que poderiam ser tomadas para que o resultado em vendas e faturamento acompanhe o resultado atingido com a conceituação da marca trazendo resultado financeiro à empresa.
O caso apresentado foi estruturado de forma a possibilitar ao aluno possuir elementos suficientes para responder os questionamentos propostos, colocando-se no papel de gestor da empresa. O objetivo central deste caso é que os alunos analisem as estratégias de criação de marca e proponham alternativas para que a empresa consiga unir branding com resultados de vendas e faturamento, buscando a perpetuação da empresa e o fortalecimento ainda maior da marca. Faz-se a ressalva da necessidade de uma leitura atenta do texto já que as informações necessárias para as respostas encontram-se no caso.
As informações utilizadas para a elaboração deste caso de ensino foram obtidas de fontes primárias e secundárias. As primárias por entrevistas com o sócio-fundador da empresa, sua esposa, sócia-gerente e com o filho, gerente de marketing e vendas. Para as fontes secundárias foram utilizadas documentos, material de marketing e do website da marca. Os nomes dos personagens foram alterados para preservar a identidade, porém, sem influenciar na contextualização.
Este caso para ensino poderá ser destinado a alunos de graduação e pós-graduação de administração em disciplinas de Marketing, com os temas Posicionamento, Segmentação, Construção de Marcas (Branding) e em sentido mais amplo, em Estratégias de Marketing. Caso utilize-se para alunos de graduação é valido analisar o nível de dificuldade em relação às temáticas propostas com explicações de certos conceitos trabalhados.
AAKER, D. A. et al. (2001). Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas. ABIMBOLA, T., (2001) "Branding as a Competitive Strategy for Demand Management in SMEs", Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship, Vol. 3 Issue: 2, pp.97-106 KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 9.ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2004. OLIVEIRA, B.; CAMPOMAR, M. C. Revisitando o posicionamento em Marketing. São Paulo: 2007. URDAN, F.T.; URDAN, A.T. Gestão do composto de marketing. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2013. 473p.