Resumo

Título do Artigo

O Conselho ou a Carne é Fraca? O Dilema da BRF S.A.

Palavras Chave

Conselho de Administração
Shareholders
Governança Corporativa

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Raul Beal Partyka
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
2 - Jailson Lana
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BIGUAÇU
3 - Jeferson Lana
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo
4 - Rosilene Marcon
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA

Reumo

Este caso para ensino retrata o problema de governança corporativa da BRF S.A. deflagrado pela operação Carne Fraca da Polícia Federal (PF), em março de 2017. Com base nas obras já escritas, a tomada de decisão possui dois pontos de vista: o da empresa e o do acionista. Pelo lado da empresa, o Conselho de Administração como mecanismo interno de Governança Corporativa. E no ponto de vista do acionista, um investidor que confiou suas reservas de capital naquela companhia.
O dilema da BRF S.A., reflexo de um problema de repercussão internacional, foi arquitetado para proporcionar o conhecimento acerca da governança corporativa e da teoria da agência em meio a um problema de governança na BRF. O caso permite a análise da efetividade do conselho de administração como mecanismo interno de governança, a assimetria de informações, conflitos de interesse e a estrutura de propriedade. O caso busca ainda a compreensão histórica dos acadêmicos quanto a outros casos com problema de efetividade dos conselhos que possam ter impactado nos investidores minoritários.
As fontes dos dados da origem e evolução histórica da empresa, bem como dos personagens envolvidos no caso foram obtidas por meio de sites da internet, matéria de revista e website da companhia. O ponto de vista do acionista, é fictício criado através do personagem Marcelo. Os dados apresentados no caso sobre a Operação Carne Fraca e os desdobramentos são reais e foram obtidos de fontes secundárias, por meio de reportagens em revistas, páginas da internet, Políticas, Estatuto e Regimentos da Companhia.
O caso para ensino apresentado pode ser utilizado para discussão em cursos de pós-graduação, especialmente em disciplinas cujos conteúdos se relacionem com Mercado de Capitais, Mercado Financeiro, Estratégia Empresaria e Governança Corporativa, está mais especificamente na abordagem sobre mecanismos internos de Governança Corporativa e Teoria da Agência. Em turmas de graduação, recomenda-se aplicar o caso para alunos que estejam mais ao final de cursos de Administração, Contabilidade, Gestão e que estejam familiarizados com temas de Governança, Mercado Financeiro e Estratégia.
Daily, C. M., Dalton, D. R., & Cannella, A. A. (2003). Corporate governance: Decades of dialogue and data. Da Silveira, A. D. M. (2005). Governança corporativa: desempenho e o valor da empresa no Brasil Denis, D. K. & Mcconell, J. J. (2003). International Corporate Governance. Jensen, M.C. & Meckling, W.H. (2008). Teoria da firma: comportamento dos administradores, custos de agência e estruturas de propriedade. Leenders, M. R., Mauffette-Leenders, L. A. & Erskine, J. A. (2001). Writing Cases, (Fourth Edition). Wiseman, M. & Barton, D. Onde os conselhos falham. Harvard Business Review Brasil.