Resumo

Título do Artigo

O FAST-FASHION NO BRASIL: UM ESTUDO DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS PARA A MODA BRASILEIRA EM 2030 NA PERSPECTIVA DA CADEIA DE ABASTECIMENTO LOGÍSTICO
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Palavras Chave

Fast-Fashion
Cenarios
Cadeia de Suprimentos

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Roberta Souza de Mattos
Fundação Instituto de Administração - FIA - Butantã
2 - CESAR AUGUSTO SILVEIRA CAMPOS
Fundação Instituto de Administração - FIA - Butantã
3 - Renata Giovinazzo Spers
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA

Reumo

O século XXI é marcado pela sociedade do consumo e materialismo (LIPOVETSKY, 2009). O fast-fashion se destaca no varejo de moda global, e o mercado brasileiro, inserindo neste contexto, convive com deficiências logísticas, burocracia, custo de capital e mão de obra. É preciso que haja superação destes entraves e limitadores estruturais (SERRENTINO, 2015). Este artigo busca identificar cenários possíveis para o fast-fashion no Brasil em 2030, considerando os desafios de sua cadeia de abastecimento.
Considerando a metodologia para estudos de cenários, este artigo aponta evidências que permitem responder à seguinte questão: Quais são os cenários para o varejo fast-fashion no Brasil, em 2030, com enfoque nos desafios da cadeia de abastecimento logístico no país? O objetivo principal é estimar os cenários para o fast-fashion, na perspectiva da cadeia de suprimentos. Como objetivo específico, busca-se apresentar potenciais impactos destes cenários, de maneira a agregar valor na tomada de decisões estratégicas.
O varejo de moda mundial é um mercado fragmentado, competitivo (LEWIS; DART, 2010). No Brasil, os competidores, inseridos neste contexto global, se desafiam diariamente em busca de ganhos de competitividade. Para Cietta (2010), o modelo fast-fashion visa girar rapidamente estoques. Para Taplin (2014), itens baratos e descartáveis são sua essência. O Supply Chain Europe (2007), cita que o varejo de moda requer uma cadeia de suprimentos seja ágil, flexível, precisa e exata. A Zara é exemplo mundial de eficiência operacional logística (TOKATLI, 2007).
Este estudo é de natureza aplicada, abordagem qualitativa e de objetivos exploratórios. Neste trabalho é aplicado o modelo da Global Business Network - GBN (SCHWARTZ, 1997) adaptado por WRIGHT (2014), contemplando os passos: 1) caracterizar o problema principal; 2) identificar as variáveis-chave mais frequentes e as forças motrizes; 3) estimar o nível de importância e de incerteza de cada variável, definir as conexões existentes entre estas forças. A partir destes dois eixos independentes, são mapeados quatro cenários.
Duas etapas conduzidas: 1) Pesquisa bibliográfica e levantamento de dados, 2) Elaboração dos cenários prospectivos. Elaborados quatro cenários: 1) FAST FASHION BR 3.0, - comércio eletrônico como meio mais utilizado e poder aquisitivo nivelado, 2) CONSUMIDORES “OUT OF FASHION” – inteligência logística e gerenciamento de armazéns negligenciados, impactando consumo, 3) FUNDO DO POÇO – barreiras tarifárias, desequilíbrio na distribuição de renda, com impacto negativo no consumo, 4) QUE DEMANDA? - barreiras tarifárias, restrição do poder aquisitivo, consumidor insatisfeito com demanda reprimida.
Cada cenário apresenta contextos possíveis de ocorrência em 2030, na perspectiva da cadeia de suprimentos no Brasil. Almeja-se que esse estudo possa contribuir com análises de gestores do varejo, apresentando-lhes cenários que venham a ser considerados como coerentes com a realidade de suas empresas, de modo a elevar o nível de assertividade de suas decisões e escolhas estratégicas. Ao fornecer uma visão estruturada das variáveis que impactam e influenciam o desempenho do setor no Brasil, este trabalho agrega em embasamento acadêmico e profissional ao negócio fast-fashion no país.
BALLOU, R. H. The evolution and future of logistics and supply chain management. Produção, v. 16, n. 3, Set/Dez-2006, p. 375-386. / BARRY, N. Fast Fashion. European Retail Digest. Issue 41, p. 1-8. 2004. / BERFIELD, S.; BAIGORRI, M. - Knitting a Supply Chain – Bloomberg Businessweek, 11/18/2013, Issue 4355, p90-92. 2p. / BRUCE, M; DALY, L. Buyer behavior for fast-fashion. Journal of Fashion Marketing and Management. Manchester Business School, UK. Vol 10, nº 3, 2006. 329-344 p. /CIETTA, E. A Revolução do Fast Fashion: Estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias híbridas.