Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA SERVIDORA: Um Estudo Numa Organização Não-Governamental
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Liderança
Liderança Servidora
Organizações não-governamentais

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Cleysson Ricardo Jordão Braga Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Recife
2 - Rodolfo Araújo de Moraes Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Departamento de Adminisração

Reumo

A liderança perpassa os conceitos do comportamento organizacional e é notório o esforço despendido no campo acadêmico para explicar tal fenômeno. Existe uma dificuldade das pessoas para definirem com exatidão a palavra liderança, principalmente porque as definições apresentadas por especialistas geralmente entram em conflito; mas a falta de coerência some quando as mesmas são solicitadas a indicarem grandes líderes da história. Explica-se o fato da liderança está ligada a capacidade de o líder influenciar outras pessoas (WAGNER III; HOLLENBECK, 2006).
Este artigo tem como objetivo construir fatores que contribuam para contextualização do fenômeno da liderança servidora, quais sejam importantes pela indicação dos integrantes da Comunidade Católica Manain, possibilitando à aderência na aplicabilidade do fenômeno estudado a este tipo de organização.
A liderança servidora apresenta-se como uma abordagem contemporânea dos estudos sobre liderança, mesmo trazendo suas primeiras ideias na década de 1970. Greenleaf (1977) indica como sendo o primeiro conceito de liderança servidora àquele que define o líder servidor como o que serve primeiro. Desse modo, os primeiros líderes são os primeiros servos. O autor afirma que o líder servidor se diferencia dos demais líderes que almejam o poder, afinal, para os líderes servidores o serviço surge como uma escolha secundária após o estabelecimento da liderança.
Este artigo é um dos desdobramentos de uma pesquisa iniciada para fins de monografia, em um curso de graduação em administração, sendo ampliada e carecendo de novos esforços dos autores. Possui natureza exploratória, descritiva e quantitativa. O amparo da classificação metodológica se dá pelo foco dos autores em explorar os resultados obtidos, buscando o alcance de contribuições mais objetivas.
Construção de doze fatores que explanam o fenômeno: 1) Encorajador; 2) Liderar pelo Exemplo; 3) Visionário; 4) Centrado nas pessoas; 5) Promove o Empowerment; 6) Participativo; 7) Servidor; 8) Mediador; 9) Compassivo; 10) Altruísta; 11) Autêntico; e 12) Justo, permitem adentrar numa esfera exploratória da liderança servidora.
A continuação deste estudo permite ampliar a teoria com novas pesquisas empíricas.
DENNIS, Robert S. Servant leadership theory: development of the servant leadership assessment instrument. 2004. 146 f. Doctoral Dissertation (Regent University). Virginia Beach, VA, 2004. GREENLEAF, R. K. Servant leadership: a journey into the nature of legitimate power & gretness. Foreword by Stephen R. Covey and afterword by Peter M. Senge. 25. ed. Mahwah: Paulist Press, 1977. PATTERSON, K. A. Servant leadership: a theoretical model – servant leadership research roundtable proceedings. Virginia Beach, VA: Regent University, 2003.