Resumo

Título do Artigo

COMPENSAÇÃO DE EXECUTIVO, GERENCIAMENTO DE RESULTADO E INVESTIMENTO: Evidências Empíricas no Mercado Brasileiro
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Compensação de executivo
Gerenciamento de Resultado
Investimento

Área

Finanças

Tema

Governança, Risco e Compliance

Autores

Nome
1 - Polyandra Zampiere Pessoa da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Curso de Ciências Contábeis
2 - MARIA AUDENORA RUFINO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - DCCI
3 - Victor Ranieri Bomfim Sampaio de Araújo
-

Reumo

A literatura existente defende que, em um ambiente de fraca governança, os pacotes de remuneração de executivo podem ser utilizados pelos gestores como uma ferramenta para expropriar recurso dos acionistas, através da expansão dos investimentos pelas organizações e dos accruals discricionários (Julio & Yook, 2010; Chu & Song, 2012). Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o inter-relacionamento entre remuneração de executivo, gerenciamento de resultado e investimento. Desse modo, espera-se contribuir com a limitada literatura que analisa a expropriação dos acionistas.
Tendo como foco a discussão do conflito de agência, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o inter-relacionamento entre remuneração de executivo, gerenciamento de resultado e investimento. Desse modo, espera-se contribuir com a limitada literatura que analisa a expropriação dos acionistas por meio de mecanismos de pacotes de executivos, gerenciamento e investimentos. Assim como, gerar informações que possam auxiliar os acionistas na alocação dos seus recursos de forma eficiente.
A base teórica da pesquisa está na relação entre os acionistas e os gestores, ou seja, o conflito de agência. A ótica utilizada para analisar tal conflito tem como base o gerenciamento de resultado por parte dos gestores, explicados pelo comportamento humano e as formas de incentivo aos executivos, tendo também em mente a estruturação do mercado de capitais brasileiro. Dessa forma a conexão entre gerenciamento de resultados e remuneração de executivos é clara. Por fim, tem mais uma variável utilizada para ajudar a entender o conflito de agência, que é o nível de investimento das empresas.
Utilizando 232 empresas não-financeiras listadas na B3, durante o período de 2010 a 2016, resultando em 1393 observações, buscou-se identificar a inter-relação proposta através de dois modelos econométricos, propostos por Chu e Song (2012), através de dados em painel. No primeiro modelo a remuneração é explicada pela gerenciamento de resultados e pelo grau de investimento e no segundo o gerenciamento é explicado pela remuneração e pelo investimento. Também foram utilizadas cinco variáveis de controle para verificar a robustez da relação encontrada.
Os modelos propostos mostraram-se adequados estatisticamente, inclusive com a inclusão das variáveis de controle. No primeiro modelo, tem-se que o gerenciamento de resultados apresenta um coeficiente positivo e significativo com a remuneração de executivo, o mesmo ocorre com a variável investimentos, corroborando com o que é defendido pela literatura. No segundo modelo a remuneração de executivo não é capaz de explicar o gerenciamento de resultados. Dessa forma, foi possível identificar que os itens analisados possuem uma relação estatisticamente significante no mercado de capitais brasileiro
Assim, os resultados evidenciaram que existe sim uma relação positiva entre o gerenciamento de resultados e a remuneração dos executivos, bem como uma relação negativa entre o gerenciamento de resultados e o investimento e por fim uma relação positiva entre remuneração de executivos e investimentos. Contudo, a remuneração de executivos não consegue explicar o gerenciamento de resultados. Desse modo, verificou-se que apesar dos itens estudados possuírem relação entre si, não conseguimos identificar uma inter-relação entre os três itens.
Chen, F., Hope, O. K., Li, Q., & Wang, X. (2011).Financial reporting quality and investment efficiency of private firms in emerging markets. The Accounting Review, 86(4), 1255-1288. Chu, E. Y., & Song, S. I. (2012). Executive compensation, earnings management and over investment in Malaysia. Asian Academy of Management Journal of Accounting and Finance, 8 (1), 13–37. Dechow, P. M., & Dichev, I. D. (2002). The quality of accruals and earnings: The role of accrual estimation errors. The accounting review, 77(s-1), 35-59.