Resumo

Título do Artigo

IMPORTANDO BEM SEM OLHAR ALÉM: A ANALISE TÉCNICA NA GESTÃO DE RISCO CAMBIAL

Palavras Chave

Hedge Cambial
Análise Técnica
Gestão de Risco

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Mário Antonio Sensi Filho
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajai
2 - Raul Beal Partyka
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
3 - Jeferson Lana
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo

Reumo

Isabel é uma empreendedora que decide se aventurar no comércio de uma pequena cidade com uma loja de produtos importados, José, seu marido, um trader com anos de experiência em negociação no mercado asiático decide abandonar sua carreira junto a empresa que se dedicou por anos para embarcar no sonho de sua esposa e fazer com que a empresa Vende Tudo cresça de forma sustentável. Mas não demorou muito até que José convencesse sua esposa a acreditar que a empresa estava pronta para começar a importar produtos da China, uma nova experiência para ambos.
Pretende-se com este material estimular a discussão sobre o quão instável o mercado cambial pode ser, e de que maneira ele pode afetar as organizações, foi utilizado o exemplo da empresa Vende Tudo para demonstrar a realidade de muitas organizações de pequeno porte que se aventuram no comércio exterior sem o devido conhecimento ou assessoria adequada para agir de forma segura e não especulativa, além propiciar ao aluno uma reflexão sobre a utilização da análise gráfica como ferramenta para gerenciamento de risco em importações como base para tomada de decisão da utilização de trava cambial.
As fontes de dados neste caso para ensino provêm de uma empresa existente. Foram utilizados neste caso dados de fonte primária e secundária, os dados primários foram obtidos através de entrevista com os sócios, aqui identificados através dos pseudônimos de José e Isabel, pois não permitiram a divulgação de seus nomes e do nome da sua empresa também foi disfarçada, aqui chamada de empresa Vende Tudo. Os dados secundários foram extraídos de documentos fornecidos pela empresa, processos de importações antigos, além de sites como portal BMF Bovespa e o aplicativo MetaTrader 5.
No final da aplicação deste caso para ensino, espera-se alcançar os seguintes objetivos educacionais: (a) a realidade do mercado cambial brasileiro; (b) a conexão existente entre o mercado cambial e o comércio exterior; (c) a importância de uma ferramenta para gerenciamento de risco; (d) a utilização da analise gráfica como ferramenta de gerenciamento de risco no mercado cambial.
MOSCA, Aquiles. Teoria e Prática Cambial. 2015. GUIMARÃES, Diego Paraiso Garcia; ARAUJO, Gustavo Silva; BARBEDO, Claudio Henrique da Silveira. É Possível Bater o Ibovespa com Operações de Análise Técnica no Mercado Futuro? RAC, Curitiba, v. 15, n. 5, p.918-930, out. 2011. Bimestral. HULL, John C.. Options, futures, and other derivatives. 8. ed. Boston: Pearson Education, 2012. 863 p.