Resumo

Título do Artigo

MÉTODO ESTUDO DE CASO EM PESQUISAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

MÉTODO DE PESQUISA
ESTUDO DE CASO
GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Jairo de Carvalho Guimarães
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS
2 - Alessandro Prudêncio Lukosevicius
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Engenharia - Niterói

Reumo

Não obstante a expressiva atenção que tem recebido, o gerenciamento de projetos (GP) é um campo científico em consolidação. Para se consubstanciar como área científica robusta e acreditada, é necessário que as pesquisas sobre gerenciamento de projetos empreguem métodos com rigor científico, fundamental na análise das pesquisas. Dentre os métodos de pesquisa, o Estudo de Caso é um dos mais utilizados. Porém, por vezes, pesquisas calcadas neste método recebem críticas quanto ao rigor científico empregado, principalmente quando adotado por pesquisadores iniciantes.
Diante da necessidade de estudar o GP subjacente ao método do Estudo de Caso, o objetivo da pesquisa é descrever como este método está sendo aplicado ao campo do gerenciamento de projetos, além de duas outras contribuições: (1) promover a discussão da melhoria no rigor científico das pesquisas no campo e (2) prover um manual de codificação que pode ser adotado como um checklist para qualificar o rigor científico no método sugerido. Define-se assim o problema deste estudo: em que medida as pesquisas em gerenciamento de projetos adotam o método Estudo de Caso com o devido rigor científico?
Neste capítulo são aportados o significado do método do Estudo de Caso e suas quatro etapas; apresenta-se, ainda, o desenho de que como é estruturado o Estudo de Caso e como é classificado, em relação ao seu propósito: descritivos, exploratórios e explanatórios. Discorre-se sobre as unidades de análise e o contexto científico e metodológico para a implementação deste método em pesquisas no campo do Gerenciamento de Projeto. São explorados como é conduzido o Estudo de Caso, de que maneira são desveladas suas evidências e como é desenvolvida a sua escrita, que privilegia a adequação do texto.
O estudo tem natureza descritiva e abordagem qualitativa. Como categoria de análise, recorreu-se à Análise de Conteúdo. A pesquisa foi estruturada com base no framework sugerido por Lukosevicius, Soares e Chaves (2016), um guia para pesquisadores que queiram aplicar a Análise de Conteúdo em seus estudos. O corpus da análise foi formado por 40 artigos de GP que utilizaram o Estudo de Caso como método: 10 do International Journal of Project Management, 10 do Iberoamerican Journal of Project Management, 10 da revista Gestão e Produção e 10 da revista Gestão e Projetos.
O estudo identificou que houve um predomínio de Estudos de Caso exploratórios (65%), indicando a busca por ampliação de conhecimentos e proposição de teorias. Esse resultado é coerente com o atual estágio de crescimento e consolidação de GP como área de pesquisa. Os Estudos de Caso exploratórios predominaram em todas as classificações de artigos: nacionais (60%), internacionais (70%), Qualis abaixo de B1 (60%) e Qualis B1 ou acima (75%). Não foi diferente no IJPM com 90% dos artigos correspondentes a casos exploratórios. O tipo de pesquisa qualitativa foi empregado por 92,5% dos artigos.
Em relação ao desenho do Estudo de Caso nos artigos de GP, percebe-se pouca preocupação com a correta adequação do método, exceção feita aos artigos vindos de periódicos internacionais e B1 ou acima desta classificação. Focando o propósito dos Estudos de Caso, há uma hegemonia dos casos exploratórios com abordagem qualitativa. Em termos de condução do Estudo de Caso, predomina a coleta de dados por meio de ambas as fontes (primária e secundária), porém com pouco alinhamento dos informantes. Quanto às evidências, a adoção de um método aliado a um procedimento para análise dos dados é baixa.
BENBASAT, I; GOLDSTEIN, D; MEAD, M. The Case Research Strategy in Studies of Information Systems, MIS Quarterly, v. 11, n. 3, p. 369-386, 1987. EISENHARDT, K. M. Building Theories from Case Study Research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989. PADALKAR, M.; GOPINATH, S. Six decades of project management research: Thematic trends and future opportunities. International Journal of Project Management, v. 34, n. 7, p. 1305–1321, 2016.