Resumo

Título do Artigo

CAPITAL INTELECTUAL, INOVAÇÃO E DESEMPENHO EM SMEs
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Palavras Chave

Estratégia Competitiva
Micro, Pequenas e Médias Empresas (SMEs)
Capital Intelectual & Inovação

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - Ricardo Vinícius Dias Jordão
Fundação Pedro Leopoldo (FPL/MG) - MPA
2 - Fernanda Luíza Freire Santos
FACULDADE PEDRO LEOPOLDO (FPL) - Pedro Leopoldo

Reumo

A literatura internacional vem acentuando a importância do capital intelectual (CI) na sustentabilidade, na inovação e no desempenho das micro, pequenas e médias empresas (SMEs, do inglês small and medium-sized enterprises) (Cerchione & Esposito, 2017; Jordão & Novas, 2017), pois essas empresas precisam competir mais com base em seus ativos intangíveis do que em recursos tangíveis para se destacarem no mercado.
A literatura internacional revela que ao lado da grande relevância das SMEs para as economias, as sociedades e os governos, o desafio de compreender os efeitos do CI sobre a inovação e o desempenho nessas empresas, embora de valor estratégico para a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento de tais empresas, ainda está por ser compreendido em profundidade, especialmente em economias emergentes como o Brasil. Reconhecendo e explorando essa lacuna de investigação, o objetivo da pesquisa descrita neste artigo foi analisar a influência do CI na inovação e no desempenho de SMEs.
Com base nas teorias de estratégia, inovação e CI, percebeu-se que (i) o capital humano é o elemento fundamental para o desempenho da empresa, responsável pela capacidade inovadora, (ii) o CI impacta no processo inovativo das SMEs, (iii) a inovação influencia na obtenção de vantagens competitivas e no desempenho das SMEs, (iv) o capital relacional possui importância e contribuição para o processo inovativo, (v) o CI e a inovação contribuem para o desempenho organizacional, e (vi) a aprendizagem organizacional contribui para a inovação e estimula o desempenho nas SMEs.
A pesquisa consiste em um estudo comparativo de casos de abordagem descritiva, qualitativa e aplicada em empresas inovadoras de Minas Gerais. Realizou-se entrevistas apoiadas em um roteiro com gestores de diferentes níveis complementada por pesquisa documental, conversas formais e informais e observação direta (não participante), analisados por de análise de conteúdo, sendo os resultados obtidos triangulados entre si e com a literatura de base. As variáveis envolveram características, modelos de gestão e processos empresariais das SMEs e a influência do CI sobre a inovação e o desempenho delas
Verificou-se que: a) o CI é um importante fator impulsionador da inovação; b) a gestão do CI e de seus elementos constitutivos amplia a capacidade de sobrevivência, crescimento e desenvolvimento empresarial; c) a importancia de cada elemento para o sucesso dos negócios depende do perfil das SMEs; d) parece haver uma relação circular entre os elementos constitutivos do CI, influenciando-se mutuamente, e entre o CI e a inovação organizacional, uma vez que tanto aquele estimula esta, quanto a inovação é relevante na criação e ampliação de CI nas SMEs.
Concluiu-se que: (i) as SMEs analisadas adotam diferentes estratégias, ainda que informais, na tentativa de desenvolver o seu CI, seu desempenho e sua inovação, sendo elas influenciadas pelas características dos gestores; (ii) a maior presença de algum dos constitutiintes do CI depende do tipo de negócios, da estratégia e do perfil diretivo de cada empresa; (iii) a gestão do CI e de seus elementos constitutivos estimula o processo inovativo, colaborando indiretamente também para (v) o desempenho, a capacidade de sobrevivência, crescimento, o desenvolvimento e a competitividade organizacional.
Cerchione, R., & Esposito, E. (2017). Using knowledge management systems: a taxonomy of SME strategies. International Journal of Information Management, 37(1), 1551-1562. Durst, S., & Edvardsson, I. R. (2012). Knowledge management in SMEs: a literature review. Journal of Knowledge Management, 16(6), 879-903. Jordão, R. V. D., & Novas, J. C. (2017). Knowledge management and intellectual capital in networks of SMEs. Journal of Intellectual Capital. 18(3), 1-27. Khalique, M., Bontis, N., Shaari, J. A. N. B., & Isa, A. H. M (2015). Intellectual capital in SMEs in Pakistan. Journal of Intellect.