Resumo

Título do Artigo

Métodos de ensino: uma abordagem sobre o uso do método adequado que influencia alunos de engenharia civil ao aprendizado contínuo

Palavras Chave

Métodos de ensino
Didática
Aprendizado

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Tiago Barbosa da Silva
FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA (FACCAMP) - Campo Limpo Paulista
2 - Mauro Elias Gebran
FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA (FACCAMP) - Campo Limpo Paulista

Reumo

Este trabalho pesquisou métodos utilizados pelos professores do curso de Engenharia Civil do oitavo semestre da FACCAMP. Ele analisa a didática, o relacionamento do docente com os discentes e identifica quais os reflexos da utilização desses métodos. Estuda também o interesse dos alunos pelas disciplinas de acordo com o método utilizado pelo professor. Há uma abordagem da utilização de métodos tanto nas aulas como também nas EDP’s (estudos dirigidos e práticas), Propõe também encontrar os métodos adequados para garantir o aprendizado dos alunos e despertar sua “curiosidade” para o aprendizado
Analisar os métodos de ensino utilizados na FACCAMP – Faculdade Campo Limpo Paulista no curso de Engenharia Civil. Identificar os métodos de ensino do curso de Engenharia Civil da FACCAMP – Faculdade Campo Limpo Paulista e propor a maneira mais adequada de manter os alunos atentos as disciplinas e com interesse no aprendizado.
Esta pesquisa foi realizada através da observação de comportamentos de professores e estratégias adotadas em sala de aula, porém não foi realizada de maneira meramente técnica e objetiva, mas como uma atividade que envolve também as subjetividades do pesquisador e daqueles que estão sendo estudados segundo Godoy (2005). Para este estudo foi realizada uma pesquisa de campo através da observação de fatos e fenômenos e como eles ocorrem.
Didática e metodologia da docência, psicologia na educação, novos métodos e educacionais, educação de jovens e adultos, projetos e práticas de educação pedagógica, psicologia do desenvolvimento e teorias de aprendizagem.
HAYDT, Regina Célia C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática 2006. 327 p. ISBN 978-85-08-10600-4. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo Cortês 1994. 263 p. ISBN 85-249-0298-1. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas 2003. 311 p. ISBN 85-224-3397-6. OLIVIERI, Maria de Fátima Abud; OLIVIERI, Marisa Aparecida; BALLABEN, Carlos Roberto. Didáticas e práticas do ensino superior. São Paulo: Globus 2013. 150 p. ISBN 978-85-7981-096-1