Resumo

Título do Artigo

VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA MULTIDIMENSIONAL PARA O USO DE MÍDIAS SOCIAIS
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Palavras Chave

Mídias Sociais
Comportamento
Validação de Escala

Área

Marketing e Gestão

Tema

Redes, mídias sociais e meios digitais

Autores

Nome
1 - Larissa Soares de Queiroz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós Graduação em Administração (PROPADM)
2 - Maria Conceição Melo Silva Luft
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Administração

Reumo

O uso de mídias sociais é um fenômeno relativamente atual e crescente, tornando-se uma perspectiva cada vez mais relevante pelo expressivo número de usuários. No entanto, sua compreensão ainda é vaga no tangente a mensuração de resultados deste objeto de estudo como ferramenta comportamental (NGAI, TAO e MOON, 2015). Buscando contribuir para o crescimento do campo teórico, o presente estudo utiliza a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), proposta por Ajzen (1991), para construir uma escala multidimensional de investigação do comportamento de uso de mídias sociais.
Deste modo, surge o problema de pesquisa a seguir: “Em que medida uma escala construída e abarcada pela Teoria do Comportamento Planejado é válida para mensurar o comportamento de uso de mídias sociais por usuários de internet brasileiros?”. Consequentemente, o objetivo deste estudo consiste em analisar a validação de uma proposta de escala multidimensional para mensuração do uso de mídias sociais, utilizando como base teórica as sugestões de Ajzen (2006).
As definições encontradas na literatura para a composição das mídias sociais podem ser divididas em função de dois componentes: sociabilidade e mídia, sendo que a referindo-se as atividades realizadas entre os indivíduos e a ferramenta tecnológica que permeia tais atividades (Ngai, Tao e Moon, 2015). No estudo da TPB, a ação humana orienta-se por crenças que são representadas pelas variáveis atitude, norma subjetiva e controle comportamental percebido. Assim, a escala proposta fundamenta-se em tais variáveis que influenciam diretamente a intenção de comportamento (AJZEN, 2006).
A pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, utilizando uma abordagem quantitativa que enfatiza a técnica Modelagem de Equações Estruturais, por meio de Análise Fatorial Confirmatória, para a validação da escala construída. Foi utilizada uma amostra não probabilística de 165 indivíduos. O questionário utilizado contou com os 24 itens propostos na escala e seções sobre os tipos de mídia e frequência de uso. Os dados coletados foram submetidos a análise de confiabilidade, validade convergente e validade discriminante da estrutura TPB e da escala.
De modo geral, os resultados encontrados para os critérios de validação da Análise Fatorial Confirmatória indicaram que as variáveis dependentes e independentes são compreensíveis para a amostra e mensuráveis pelos itens de construto (indicadores) considerados no instrumento de coleta de dados. Assim, a estrutura proposta e ajustada na análise fatorial, com a retirada das variáveis Facilidade de Uso Percebida e Influência Social, é válida, cumprindo requisitos de transculturalidade para a investigação da adoção de objetos inteligentes em uma perspectiva brasileira.
Assim, a tentativa inicial de construção de uma escala referenciada na TPB para a mensuração do comportamento de uso das mídias sociais na realidade brasileira se provou consistente. Deste modo, o presente estudo contribui para o escopo teórico de pesquisas sobre o fenômeno das mídias sociais na perspectiva de comportamento do indivíduo, e se diferencia pelo posicionamento não eletivo de uma modalidade de mídia social e, especialmente, por seus esforços iniciais para a construção de um instrumento de coleta de dados embasado pela TPB (AJZEN 1991, 2006).
AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational behavior and human decision processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, 1991. ______. Constructing a TpB questionnaire: conceptual and methodological considerations. 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2017. NGAI, E. W. T.; TAO, S. S. C.; MOON, K. K. L. Social media research: Theories, constructs, and conceptual frameworks. International Journal of Information Management, v. 35, n. 1, p. 33-44, 2015.