Resumo

Título do Artigo

Elementos do Ciclo de Vida dos Sistemas de Avaliação de Desempenho: Análise Sistemática da Literatura
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sistemas de Avaliação de Desempenho
Ciclo de Vida
Análise da literatura

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Lucas dos Santos Matos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PPGEP
2 - Sandra Rolim Ensslin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis
3 - Leonardo Ensslin
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Mestrado em Administração

Reumo

O estudo dos Sistemas de Avaliação de Desempenho (SAD) passou por um grande crescimento nos últimos tempos, estimulado pelas necessidades informacionais das organizações, as quais buscam a composição e o cumprimento de suas estratégias para criar diferenciais no mercado dinâmico e altamente mutável. Entender como ocorre o Ciclo de Vida dos Sistemas de Avaliação de Desempenho, seus papéis, seus processos e características, torna-se essencial para o desenvolvimento e evolução do tema, além de construir uma base sólida para discussões.
As fases do Ciclo de Vida dos SAD têm sido estudadas por diversos trabalhos os quais buscam construir um entendimento sobre os elementos que compõem cada fase do Sistema. No entanto, os estudos centram-se em descrever e analisar uma fase específica, deixando de considerar a visão holística de um Sistema. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar o alinhamento existente entre a literatura em língua inglesa, teórica e empírica, no que diz respeito aos elementos conceituais de cada uma das fases do Ciclo de Vida dos SAD, em referência a Funções, Características e Processos.
Os Sistemas de Avaliação de Desempenho se apresentam como ferramentas de apoio à gestão, por meio de construção, uso e revisão de métricas de desempenho para desenvolver o conhecimento necessário sobre o ambiente em que estão inseridas (Neely et al., 1995; Bititci et al., 2012; Taticchi et al., 2012). Neste sentido, o estudo dos ciclos de vida dos sistemas de AD – concepção, implementação, uso e revisão – se apresentam como fundamentais (Bourne et al., 2000) para o entendimento da evolução dos sistemas, demonstrando como são desenhados, utilizados e atualizados nas organizações.
Para atingir o objetivo, foram selecionados dois Portfólios Bibliográficos (PB) – 30 artigos teóricos e 36 empíricos - formando uma base de dados representativa do fragmento da literatura relativa ao tema Avaliação de Desempenho, selecionados com base no instrumento ProKnow-C. Com base nos PBs, fez-se a identificação dos aspectos e elementos inerentes a Funções, Características e Processos das fases do Ciclo de Vida dos SAD, conferidos pelo método member cheking. Os elementos recorrentes e consensuais foram, então, dispostos para que se pudesse fazer a análise de alinhamento com a literatura.
Os resultados apontam para alguns pontos de alinhamento em relação à literatura teórica e à empírica, principalmente no que diz respeito à fase de concepção dos Sistemas. Essa fase recebe maior atenção da literatura, a qual busca desenvolver modelos que possam generalizar Sistemas para ambientes semelhantes. Outros pontos sem alinhamento devem ser salientados, como a inexistência de um mecanismo de comunicação organizacional que permita a participação das pessoas na implementação dos Sistemas e a desconsideração de conceitos sobre a aprendizagem organizacional quando da revisão dos Sistemas.
Para a evolução do tema relativo ao Ciclo de Vida dos Sistemas de Avaliação de Desempenho, haja vista as oportunidades encontradas, em virtude da desconexão entre elementos encontrados em pesquisas empíricas sem o aporte teórico necessário, propõe-se o desenvolvimento de pesquisas que busquem explicar como podem contribuir os entendimentos relativos à comunicação e à aprendizagem organizacional para que os Sistemas de Avaliação de Desempenho cumpram seus objetivos e propósitos.
Bititci, U. S., Garengo, P., Dorfler, V., & Nudurupati, S. (2012). Performance measurement: challenges for tomorrow. International Journal of Management Reviews, 14(3), 305-327. Bourne, M., Mills, J., Wilcox, M., Neely, A., & Platts, K. (2000). Designing, implementing and updating performance measurement systems. International Journal of Operations & Production Management, 20(7), 754-771. Neely, A., Gregory, M., & Platts, K. (1995). Performance measurement system design: a literature review and research agenda. International Journal of Operations & Production Management, 15(4), 80-116.