Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO USO DE ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DA STEFANINI IT SOLUTIONS
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Palavras Chave

alianças estratégicas
internacionalização
Stefanini IT Solutions

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Ana Paula Lopes Marinho
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - Álvaro Alvim - São Paulo
2 - Ana Carolinne Barata de Lima
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo
3 - Mario Henrique ogasavara
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo

Reumo

Dado o elevado índice de empresas que vem se internacionalizando cada vez mais, dentre elas as multinacionais brasileiras, desperta o interesse em analisar de forma acadêmica, o modo pelo qual isto vem ocorrendo em um cenário de crise política e econômica em que o país se encontra. Com o avanço da globalização muitas empresas multinacionais conseguiram se expandir internacionalmente de forma acelerada, dentre elas a multinacional brasileira Stefanini IT Solutions que, com 29 anos de existência, atua em 39 países.
Esta pesquisa analisa como a utilização de alianças estratégicas impactou as operações da Stefanini no mercado internacional. Assim, esta pesquisa objetiva, analisar as formas pelas quais a Stefanini IT Solutions desenvolveu alianças estratégicas para avançar a internacionalização de suas operações explicar como ocorreu o processo de internacionalização da Stefanini, justificando sua entrada em diferentes mercados
Na abordagem teórica utilizada neste estudo, apresentamos três teorias de gestão internacional, sendo Alianças Estratégicas, do Modelo Uppsala e do Paradigma Eclético, para explicar como ocorreu o processo de internacionalização da Stefanini, justificando sua entrada em diferentes mercados. A análise mostra as vantagens trazidas pela formação de alianças estratégicas e que foram fundamentais para a internacionalização da MNE brasileira ao alcançar mercados distantes.
Utilizou-se a abordagem metodológica de cunho qualitativo, por meio do método de Estudo de Caso Único. A técnica de coleta de dados se deu a partir de três dimensões, conforme propõem as análises sobre estudos de caso: análise documental e histórica, o levantamento de dados e entrevista em profundidade. Desta forma, a partir da triangulação dos dados, a análise foi feita por meio da Análise de Conteúdo. A medida de distância psíquica entre os países é estruturada com base no estudo Globe (Globe práticas e Globe valores) orientada pelas dimensões de Hofstede.
As análises revelam que apenas as etapas iniciais da internacionalização seguiram a abordagem teórica de Uppsala. A Stefanini não tinha conhecimento em mercados estrangeiros e a estratégia de internacionalização partiu para países com distância psíquica próxima do seu país de origem. A Stefanini se diversificou geograficamente contando com oportunidades vindas de clientes estratégicos que possuem experiência internacional. Há evidências de que o processo de internacionalização ocorreu a partir da escolha sistemática de cada mercado estrangeiro onde especificamente seus clientes atuavam.
Os resultados da pesquisa apontam que há influência direta da utilização de alianças estratégicas com a diversificação geográfica, visto que a Stefanini possui cultura organizacional orientada para explorar oportunidades e desafios na arena do mercado e mantem rede de relacionamento no exterior com seus clientes globais como principal forma de motivação. Foi possível aplicar as duas das principais abordagens teóricas de International Business: Modelo Uppsala (Johanson & Vahlne, 1997; 2003; 2009; 2013) e Paradigma Eclético (Dunning, 2001; Dunning & Lundan, 2008).
Brentani, U. De, & Kleinschmidt, E. J. (2015). The Impact of Company Resources and Capabilities on Global New Product Program Performance. Project Management Journal, 46(1), 12–29. Dunning, J. H. (1980). Toward an eclectic theory of international production: Some empirical tests. Journal of international business studies, 11(1), 9-31.Johanson, J., & Vahlne, J. (1977). The internationalization process of the firm-a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies. 8(1), 23-32