Resumo

Título do Artigo

OS VALORES PESSOAIS DOS PARTICIPANTES E OS VALORES DA REDE: UM ESTUDO EM UM SHOPPING DE NOIVAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Valores Pessoais
Valores Organizacionais
Rede Interorganizacional, Setor de Festas de Casam

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - DELMA GONÇALVES
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - CAMPUS CENTRO
2 - Marco Antonio Pinheiro da Silveira
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - PPGA

Reumo

A pesquisa cujos resultados são apresentados neste estudo teve como objeto de estudo o Emporium das Noivas, da cidade de São Caetano do Sul,estado de São Paulo.Observou-se a oportunidade de realização de estudo que buscasse compreender o processo de formação de valores desta rede de prestadores de serviços especializados no segmento de casamentos, considerando-se a influência dos valores trazidos pelos participantes em suas experiências anteriores.
Quais são os valores pessoais adotados pelos proprietários das empresas participantes do shopping de noivas Emporium das Noivas de São Caetano do Sul e quais são os adotados pela rede de negócios? Descrever e analisar quais os valores pessoais adotados pelos proprietários das empresas participantes do shopping de noivas Emporium das Noivas e quais os valores da rede de negócios.
A pesquisa realizada neste estudo está relacionada aos temas das Redes Organizacionais e dos Valores Pessoais e Organizacionais, a respeito dos quais as contribuições teóricas de Schwartz (1992 e 2005) – autor referência no tema deste estudo. A segunda contribuição foi dos autores Rocha e Silveira (2016), que tratam do tema Redes Colaborativas Organizacionais, que contempla o conceito de Sistema de Valores adotados pela rede.
Este trabalho se caracterizou como um estudo exploratório, o que possibilitou obtenção de uma a visão geral do fato, pois se buscava um melhor entendimento da questão estudada. O planejamento do estudo exploratório deve ser realizado de maneira bastante flexível e aberto à possibilidade de considerar os múltiplos aspectos do fenômeno. (GIL, 2011; SELLTIZ, 1987). Neste estudo, a abordagem utilizada foi a qualitativa, com base em entrevistas direcionadas a dois sub grupos:Gestores das empresas do Shopping de Noivas e Gestor do Shopping de Noivas.
A análise mostrou que os empresários e empresas participantes trazem consigo diferentes conjuntos de valores. Optou-se por fazer a comparação e análise utilizando-se duas referências que tratam de valores pessoais e organizacionais. Observou-se a predominância dos empresários entrevistados (sete) em focar a dimensão Produto, quando se considera esta classificação. Pode-se dizer que esta dimensão corresponde ao foco no Negócio, ou ao exercício do papel de administrador. Pode-se afirmar ainda que esta perspectiva está relacionada ao valor “Capacidade de Gerenciar o Negócio”, apontado pelo gestor
O conjunto de valores identificado para cada gestor foi comparado com os valores identificados pela gestão da rede, que foram considerados valores da rede.Vale lembrar que o objeto de estudo Shopping de Noivas possui algumas características particulares, que podem possivelmente não estar presentes na maioria das redes organizacionais.Assim, o estudo dos valores pessoais dos participantes e de sua relação com os valores da rede se apresenta como uma proposta inicial, que pode ser replicada e aprofundada em outras situações.
CAMARINHA-MATOS, L.; AFSARMANESH, H. Value creation in a knowledge society. IFIP International Federation for Information Processing. Shangai, 26-40 p. 2006. CAMARINHA-MATOS, L. M.; MACEDO, P. A conceptual model of value systems in collaborative networks.Journal of Intelligent Manufacturing, v. 21, n. 3, p. 287-299, 2010. ROCHA, A.; SILVEIRA, M. P. Dimensões Consideradas Na Escolha De Parceiros Em Redes Organizacionais Que Atuam Por Projeto: Um Estudo No Setor De Festas De Casamento Da Região Do ABC. EnANPAD, 2016.