Resumo

Título do Artigo

O TRADE-OFF NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: PESQUISA COM GESTORES DA ÁREA DE LOGÍSTICA.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Trade-off.
Logística.
Tomada de decisão.

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Lucineide Bispo dos Reis Luz
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade
2 - Claudio Parisi
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Mestrado em Ciências Contábeis

Reumo

As atribuições da área de logística tem crescido nos últimos. Vista como um setor com funcionalidades internas nas estruturas organizacionais, a logística hoje tem atribuições que impactam diretamente o resultado da empresa. Os gestores enxergavam o setor como um simples centro de custo e que não tinha de fato nenhuma importância para a realização de negócios (Novaes, 2001). O crescimento e aprimoramento das ferramentas que o setor faz uso, como sistema de informações, auxiliam em todo o processo de levantamento e checagem de dados, mas não substitui a figura do gestor no momento decisório.
O presente estudo pretende apurar o uso que o gestor responsável do setor de logística faz das informações que tem e se realiza avaliação antes de tomar uma decisão. Respondendo a questão: Quais são as opiniões dos gestores de logística sobre os benefícios gerados pelo processo de logística para as entidades? Quais os reais benefícios que a entidade obtém ao realizar uma escolha determinada, em função de uma outra opção? O objetivo do presente estudo é conhecer as opiniões dos gestores das áreas de logística de diferentes empresas, conhecem, sobre a prática de trade-offs no processo de tomada.
A logística é a responsável na coordenação de estocagem, transporte, armazenagem, controle e movimentação do produto até o destino final(Chiavenato,1991), assim, com o objetivo de realizar o fluxo do produto do início ao fim do processo produtivo de uma entidade (Ballou,1993). Para Monteiro, Vianna & Filho (2003) novos trade-offs tem surgido com o objetivo de desafiar os gestores a repensarem e desenvolverem, por meio de decisões, a cadeia de suprimento. Ao busca a melhor decisão, tem ao seu alcance informações interdependentes, cujos valores se alteram (trade-off) (Faria & Costa 2008)
Trata se de uma pesquisa descritiva com abordagem analítica na qual 225 respondentes que ocupam os cargos de Diretores, Gerentes ou Supervisores da área de logística pertencentes a microempresas e empresas de pequeno e médio porte de diferentes atividades responderam questionário sobre o tema de trade-off adaptado de pesquisa realizada por Amaral, Guerreiro (2014).
Foi evidenciado a importância do trade-off e avaliação dentro das organizações que atuam, embora somente 12,44% dos gestores façam uso de simuladores de custos.Sendo, 32,44% dos respondentes afirmam receber ou tem acesso a informações contábeis, o que faz com que os gestores não tenham muitos meios ou dados para os auxiliarem no momento decisório. Em relação as soluções dadas aos problemas da entidade, 65% dos gestores apontaram que nem sempre suas decisões apresentam resultado ótimo para suas empresas, e 55% não viabilizam a otimização do custo total nos setores que atuam.
O resultado demonstrou pouco conhecimento sobre o termo de trade-off e como decorrência pouco conhecimento sobre as funcionalidades e ganhos que podem fornecer as empresas. Poucas fazem uso de simuladores de custos e a maioria não tem acesso as informações econômico-financeiras das entidades onde atuam, e embora sejam gestores, não tem entendimento sobre a possibilidade de otimizar resultados no momento da tomada de decisão.
Referências Principais: Amaral, J. V.; Guerreiro, R. Conhecimento e avaliação dos Trade-offs de custos logísticos: um estudo com profissionais brasileiros. Contabilidade & Finanças - USP, v. 25, n. 65, p. 111-123, 2014. Ballou, Ronald H. Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 1993 Chiavenato, Idalberto. Iniciação à administração de materiais. São Paulo: Makron Books, 1991. Faria, Ana Cristina e Costa, Maria de Fátima Garmeiro. Gestão de custos logísticos. São Paulo: Atlas, 2008. Novaes, Antônio Galvão. Logística.Rio de Janeiro: Campus, 2001.