inovação
análise fatorial
fatores indutores da inovação
Área
Gestão da Inovação
Tema
Organização, Processos e Projetos de Inovação
Autores
Nome
1 - Pedro Carlos Resende Junior UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
2 - RICARDO KEN FUJIHARA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA
Reumo
Existem diversos prêmios e modelos de qualidade e inovação aplicados pelo mundo. A situação-problema estudada é que várias organizações apresentam dimensões e escalas diferentes para avaliação da inovação organizacional e análise para o reconhecimento inovador das empresas.
O artigo tem como objetivo apresentar, por meio da análise fatorial confirmatória, os principais fatores indutores da inovação organizacional em um conjunto de 19 empresas brasileiras, da esfera pública e privada, com desempenho reconhecido no cenário nacional.
Para a revisão de literatura, foi realizada busca nas bases de dados: SAGE Journal on Line, CAPES, PROQUEST, Scielo, Web of Science, B-On, SCOPUS e Emerald com as palavras-chave inovação e gestão da inovação, bem como expressões em língua inglesa que correspondessem a esses termos. Para compor a amostra de artigos, foram adotados os seguintes critérios: (a) abordassem o tema gestão da inovação associada a modelos de gestão; (b) constituíssem um relato de pesquisa empírica; e (c) tivessem sido publicados no período de 2008 a 2016. Foram analisados 34 artigos no total.
A pesquisa integra a metodologia de avaliação de prêmios, normas e modelos de inovação - APMNI. A pesquisa caracteriza-se como abordagem mista (qualitativa e quantitativa) por meio de coleta de dados com entrevistas e survey, submetidas à análise de conteúdo e estatística multivariada.
Os resultados indicam que todos os modelos fatoriais (2, 3, 4, 5 e 6 fatores) foram consistentes à luz das análises estatísticas.
Conclui-se que o modelo explicativo mais adequado foi o com quatro fatores indutores de inovação: Modelo de Gestão de PD&I; Alta Direção; Cultura da Inovação; e, Estratégia para Inovação.
Danilevicz, A. D. M. F., & Ribeiro, J. L. D. (2013). Um modelo quantitativo para a gestão da inovação em portfólio de produtos. Gestão e produção, 20(1), 59-75.
OCDE. (2005). Manual de Oslo. 3ª ed. FINEP/OECD.
Resende Junior, P. C.; Fujihara, R. K. (2015). Meta-Metodologia de Avaliação de Modelo de Inovação. In: Vasconcelos, M. (Org.) Gestão da Inovação. 1ª ed. São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, v. 1, p. 163-183.