Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE FATORIAL DOS INDUTORES DE INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES DE ALTO DESEMPENHO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

inovação
análise fatorial
fatores indutores da inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Pedro Carlos Resende Junior
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
2 - RICARDO KEN FUJIHARA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA

Reumo

Existem diversos prêmios e modelos de qualidade e inovação aplicados pelo mundo. A situação-problema estudada é que várias organizações apresentam dimensões e escalas diferentes para avaliação da inovação organizacional e análise para o reconhecimento inovador das empresas.
O artigo tem como objetivo apresentar, por meio da análise fatorial confirmatória, os principais fatores indutores da inovação organizacional em um conjunto de 19 empresas brasileiras, da esfera pública e privada, com desempenho reconhecido no cenário nacional.
Para a revisão de literatura, foi realizada busca nas bases de dados: SAGE Journal on Line, CAPES, PROQUEST, Scielo, Web of Science, B-On, SCOPUS e Emerald com as palavras-chave inovação e gestão da inovação, bem como expressões em língua inglesa que correspondessem a esses termos. Para compor a amostra de artigos, foram adotados os seguintes critérios: (a) abordassem o tema gestão da inovação associada a modelos de gestão; (b) constituíssem um relato de pesquisa empírica; e (c) tivessem sido publicados no período de 2008 a 2016. Foram analisados 34 artigos no total.
A pesquisa integra a metodologia de avaliação de prêmios, normas e modelos de inovação - APMNI. A pesquisa caracteriza-se como abordagem mista (qualitativa e quantitativa) por meio de coleta de dados com entrevistas e survey, submetidas à análise de conteúdo e estatística multivariada.
Os resultados indicam que todos os modelos fatoriais (2, 3, 4, 5 e 6 fatores) foram consistentes à luz das análises estatísticas.
Conclui-se que o modelo explicativo mais adequado foi o com quatro fatores indutores de inovação: Modelo de Gestão de PD&I; Alta Direção; Cultura da Inovação; e, Estratégia para Inovação.
Danilevicz, A. D. M. F., & Ribeiro, J. L. D. (2013). Um modelo quantitativo para a gestão da inovação em portfólio de produtos. Gestão e produção, 20(1), 59-75. OCDE. (2005). Manual de Oslo. 3ª ed. FINEP/OECD. Resende Junior, P. C.; Fujihara, R. K. (2015). Meta-Metodologia de Avaliação de Modelo de Inovação. In: Vasconcelos, M. (Org.) Gestão da Inovação. 1ª ed. São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, v. 1, p. 163-183.