Resumo

Título do Artigo

EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DO SETOR DE BIOTECNOLOGIA E SUAS CAPACIDADES RELACIONAIS PARA A INOVAÇÃO
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Palavras Chave

Capacidade Relacional
Desenvolvimento de Novos Produtos
Inovação

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada em Recursos

Autores

Nome
1 - João Marcos Almeida
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - Priscila Rezende da Costa
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

A necessidade de se adaptar a diferentes situações de mercado sejam elas por alterações no próprio ambiente de mercado, entrada de um novo concorrente ou até mesmo mudanças tecnológicas, forçam as organizações a buscarem novos recursos e conhecimentos para seus modelos de negócio vigentes na busca por inovação. Muitas vezes, as empresas não possuem internamente os recursos para essas mudanças e, por isso, em muitos casos, precisam buscar além de suas fronteiras.
O presente estudo tem como objetivo analisar nas EBT’s de biotecnologia as principais dimensões da capacidade relacional que contribuem para a conquista da inovação. A partir da discussão dos resultados foi possível analisar as principais dimensões da capacidade relacional, bem como as EBTs de biotecnologia planejam, estruturam, coordenam e sincronizam suas alianças estratégicas contratuais para a inovação.
A capacidade é um termo utilizado para descrever a forma como as empresas reagem ao se confrontarem com novos desafios no ambiente empresarial. As capacidades de uma empresa são geradas a partir da necessidade de conquistar vantagens competitivas perante os concorrentes.O conceito de capacidade engloba também as capacidades relacionais, que ocorrem quando duas ou mais organizações têm a necessidade de cooperar entre si para buscar novos recursos e competências que, em princípio, não possuem dentro de suas próprias fronteiras organizacionais.
Estruturou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Adotou-se o método de estudo de caso múltiplo com quatro microempresas de biotecnologia de capital privado que estabelecem dinamicamente parcerias com universidades, institutos de pesquisa, representantes comerciais e/ou clientes nacionais e internacionais, cujo foco estratégico é a inovação. Os dados primários foram coletados a partir de entrevistas estruturadas e os secundários a partir de documentos organizacionais.
Foi estabelecido um confronto teórico-empírico considerando-se os casos investigados e os constructos teóricos sobre a capacidade relacional. Pode-se verificar que a gestão da capacidade relacional desempenha um papel fundamental na busca por inovação e agregação de valor ao modelo de negócios fundamentado em alianças estratégicas contratuais. Foi possível também representar todo este processo, que por sua vez, também se apresenta de forma dinâmica a partir do modelo conceitual proposto por esta pesquisa com as dimensões da C.R alinhadas as fases de DNP.
Foi possível avaliar que o conjunto de resultados obtidos ratifica o modelo proposto onde as fases de desenvolvimento de novos produtos se mostraram presentes em todas as dimensões que envolvem a gestão da capacidade relacional focadas em inovação, os resultados obtidos a partir da análise das quatro EBTs geraram conclusões que estão vinculadas às proposições de pesquisa e sobre como os objetivos estratégicos são definidos nas alianças estratégicas contratuais firmadas para a inovação. Por fim, o DNP representa para as EBTs estudadas uma das principais portas de entrada para inovação.
Alves, F. S. (2015). Capacidades relacionais em cooperações para desenvolvimento de tecnologias com e sem fins lucrativos. Tese de doutorado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. McGrath, H. (2008). Developing a relational capability construct for SME network marketing using cases and evidence from Irish and Finnish SMEs (Doctoral dissertation, Waterford Institute of Technology). Schilke, O., & Goerzen, A. (2010). Alliance management capability: an investigation of the construct and its measurement. Journal of Management,36 (5), 1192-1219.