Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: experiências vivenciadas por docentes de cursos de graduação em administração de IES privadas de São Paulo
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Qualidade de Vida no Trabalho
Ensino Superior Privado
Docência

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Niraildes Oliveira de Morais Ferreira Costa
Centro Universitário da FEI-SP - PPGA
2 - Pedro Jaime Coelho Júnior
Centro Universitário da FEI-SP - Programa de Mestrado e Doutorado em Administração
3 - Carmen Ligia Cesar Lopes Torres
Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo

Reumo

Nos últimos anos, o mercado brasileiro assistiu a uma rápida expansão dos cursos superiores de graduação de gestão privada, lançando o segmento de instituições de ensino em uma disputa acirrada, na qual as metas nem sempre priorizam a qualidade da educação. Nesse contexto, os docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas assistem a uma crescente desvalorização profissional ao mesmo tempo em que as mudanças da sociedade impõem grandes desafios para lidar com os alunos. Tudo isso afeta diretamente a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos docentes.
Esse estudo se propôs a compreender as experiências de QVT vivenciadas por docentes de graduação de duas IES privadas de São Paulo, considerando duas categorias de instituições: as de “elite” e as de “massa”. A investigação visou responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais experiências vivenciadas por professores de cursos de graduação em administração de IES privadas de São Paulo são vistas por eles mesmos como significativas em relação à sua QVT?
A Fundamentação Teórica considerou uma revisão bibliográfica de conceitos QVT e temas relacionados ao seu estudo, com ênfase em docentes de ensino superior.
A abordagem metodológica foi qualitativa, operacionalizada com a realização de entrevistas semi-estruturadas, de natureza compreensiva, com 8 professores, sendo 4 de uma IES de “elite” e 4 de uma IES de “massa”, mediante roteiro elaborado a partir da Fundamentação Teórica.
O achado principal do estudo se refere à importância dada pelos docentes à auto-realização trazida pela profissão e também ao bom relacionamento com os alunos, independentemente das condições de trabalho. Como principais fatores de influência na boa QVT dos docentes de graduação, no que compete às IES, estão a percepção de respeito, tanto de superiores como de outros funcionários, a liberdade para desenvolver estratégias de aulas, a infraestrutura e o apoio oferecidos pelas instituições e o suporte para capacitação e qualificação para enfrentar os desafios da atual sociedade.
O estudo evidencia a satisfação dos docentes de graduação de IES privadas com a atividade e, ao mesmo tempo, o esforço necessário para o desempenho da função nos dias atuais, nos quais não faltam demandas para acompanhar as muitas exigências por capacitação profissional e qualificação acadêmica. É perceptível que os professores da IES de “elite” têm melhor QVT em relação aos professores de IES de “massa”, uma vez que os fatores de maior influência para isso estão presentes no cotidiano de trabalho deles.
FERREIRA, Mário César. Qualidade de Vida no Trabalho: uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. Brasília: Edições Ler, Pensar, Agir, 2011. LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012.