Resumo

Título do Artigo

ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO ESTRESSE FÍSICO, PSICOSSOCIAL E FATORES RELACIONADOS À SAÚDE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Acidentes de trabalho Fatores de saúde
Estresse
Fatores de saúde

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas

Autores

Nome
1 - Simarly Maria Soares
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Brasilia
2 - Silvania Soares Santos Brandão
FACULDADE PRISMA (FAP) - Montes Claros
3 - June Marize Castro Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Centro de Ciencias Sociais Aplicadas

Reumo

O acidente de trabalho é uma fatalidade e representa desvios à normalidade na rotina organizacional. É oportuno, portanto, investigar sobre o tema na tentativa de descobrir fatores que podem interferir na rotina do indivíduo e apresentar chances para sua ocorrência. Para as organizações, os acidentes geram perdas de produtividade, elevação do absenteísmo e aumento nos custos com assistência médica. E para os indivíduos, afetam o moral do trabalhador, sua vida familiar, social e profissional. Portanto, o tema é relevante e abarca interesse dos trabalhadores, gestores e legisladores.
Discutir sobre a influência de fatores que podem ocasionar o acidente de trabalho é uma etapa da gestão para tratar preventivamente esse problema que afeta os trabalhadores e a rotina organizacional. Portanto, conhecer qual a influência do estresse físico, psicossocial e fatores relacionados à saúde para a ocorrência de acidentes de trabalho é a questão norteadora do estudo. Objetivo principal: identificar a influência do estresse físico, psicossocial e fatores relacionados à saúde para a ocorrência de acidentes de trabalho, tendo como base a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013.
O acidente é uma anormalidade ou perda do controle do processo levando a um incidente ou acidente (Khanzode et al., 2012).Na análise dos acidentes de trabalho, é necessário considerar tanto os fatores individuais quanto os relacionados ao trabalho (Alali et al, 2017). Já é considerado que um ambiente com condições de trabalho precário, carga física e mental, estresse elevam as chances da ocorrência de acidentes(Lun Lu et al, 2014). Já as doenças relacionadas podem impactar os trabalhadores à longo prazo, como doenças como câncer ou pneumonia, quando foram submetidos a ambientes insalubres.
Estudo com dados secundários coletados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013. Seguiu-se como padrão os cinco modelos propostos por Rommel et al.,(2016), assim como o conjunto de quatro blocos de fatores de variáveis. Utilizou-se a análise descritiva e regressão logística para explorar fatores de estresse físico, psicossocial e relacionados à saúde que podem possuir mais chances para a ocorrência do acidente de trabalho.
2,8% dos indivíduos, se envolveu em algum acidente de trabalho. Os achados indicaram que o modelo 5 é o mais explicativo para os acidentes de trabalho e que fatores como ensino médio(OR: 2,082), trabalho em período integral (OR: 4,814), possuir três ou mais trabalhos(OR: 2,593), exposição radioativa (OR: 4,244), asma(OR: 4,880), consumo de álcool(OR:4,620) foram identificados como fatores de maior chance, conforme cada bloco, para a ocorrência do acidente de trabalho.
Os dados apurados sugerem uma atenção maior dos gestores tanto da esfera pública quanto privada interessados quanto aos desafios que envolvem a ocorrência do acidente de trabalho. Muitas vezes é compreendido em sua totalidade apenas quando chega ao extremo, o acidente fatal, que leva à perda da vida do trabalhador. Os achados indicam que há uma necessidade de gestores e legisladores interessados na prevenção de acidentes de trabalho observem com mais parcimônia, os fatores que atribuem mais chances para a ocorrência destes eventos e, elaborem políticas, programas ou ações para sua prevenção.
(1) Alali,H.,Lutgart Braeckman,L., Van Hecke,T., De Clercq,B., Janssens,H., Wahab,M.,(2017). Relationship between non-standard work arrangements and work-related accident absence in Belgium. Journal Occupational Health; 59(177-186./ (2)Khanzode V, Maiti J, Ray P.(2012). Occupational injury and accident research: A comprehensive review. Safety Science. 50(5), 1355–67./(3) Lun Lu, M, Nakata A, Park JB, Naomi G, Swanson NG(2014). Workplace psychosocial factors associated with work-related injury absence: A study from a nationally representative sample of Korean workers. International Journal Beh