Resumo

Título do Artigo

A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO EM EMPRESAS DE TIC
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação
Internacionalização
Coevolução

Área

Gestão da Inovação

Tema

Políticas, Estratégias, Instituições e Internacionalização da Inovação

Autores

Nome
1 - POLYANA KARINA MENDES XIMENES
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - centro ciências da comunicação e de gestão
2 - JOSÉ EDNILSON DE OLIVEIRA CABRAL
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
4 - Samuel Façanha Câmara
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA
5 - Jessie Coutinho de Souza Tavares
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza-CE

Reumo

A literatura de negócios internacionais tem estudado a relação entre internacionalização de empresas e inovação a partir de ângulos diferentes, mas pouco se conhece sobre como as empresas conseguem transformar sua experiência de internacionalização em inovação, e vice-versa, ou seja, qual a influência das inovações sobre a internacionalização. Dessa forma, o link entre a inovação e a internacionalização embora apresente um forte arcabouço teórico de embasamento, precisa ser redimensionado.
Neste trabalho serão analisadas as estratégias de internacionalização (por meio do desenvolvimento de competências internas e externas) e sua relação com a inovação de forma dinâmica, objetivando a identificação de uma possível coevolução entre esses dois elementos, especificamente, em relação ao produto e/ou processo inovativo das empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) brasileiras.
A literatura acerca da análise da relação internacionalização – inovação em sua forma dinâmica ainda é escassa, mas já existem alguns estudos desenvolvidos fora do Brasil nesse sentido.Esses estudos evidenciam a existência de uma lacuna teórica na explicação dessa relação entre internacionalização e inovação ocorrer de forma dinâmica, pois de um modo geral, a literatura existente afirma uma relação positiva, linear e unidirecional entre inovação e internacionalização.
A pesquisa apresenta cunho qualitativo, de caráter exploratório e descritivo. Quanto ao tipo de técnica de definição do campo empírico, optou-se por utilizar o estudo de casos, mais especificamente o estudo de casos múltiplos. A amostra foi composta por 4 empresas. Os dados foram coletados mediante métodos combinados triangulares envolvendo a pesquisa documental com utilização de arquivos de texto, imagem e vídeo; a entrevista não estruturada prolongada; e, a observação direta, e seu tratamento foi realizado com a utilização do software ATLAS TI.
No que diz respeito à existência de uma relação de influência positiva e mútua entre as competências de internacionalização e o desempenho inovativo nas empresas de TIC pesquisadas, constata-se como confirmada. Os construtos realizados demonstram que esta relação de influência positiva ocorre indiscriminadamente, tanto nos processos de internacionalização de dentro para fora, como também de fora para dentro e ambidestra.
A validade da pesquisa foi assegurada, sobretudo, a partir dos construtos teóricos de Nelson e Winter (2005), Nonaka e Takeushi (1995), Prange e Bruyaka (2016) e, por meio de definições operacionais claras de cada variável empregada. Estas definições foram utilizadas no roteiro norteador para as entrevistas realizadas, devidamente elucidado de forma que fossem evitados erros de interpretação. Quanto à questão de pesquisa versando sobre como os processos de internacionalização e de inovação ocorrem nas empresas de TIC no Nordeste brasileiro, ficou confirmado que esses coevoluem.
NELSON, R. R.; WINTER, S.G. Uma teoria evolucionária da mudança econômica. Campinas: Unicamp, 2005. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The Knowledge-Creating Company. NY: Oxford University Press, 1995. PRANGE, C.; BRUYAKA, O. Better at Home, Abroad, Or Both? How Chinese Firms use Ambidextrous Internationalization Strategies. Cross Cultural & Strategic Management to Drive Innovation. Cross Cultural & Strategic Management, v. 23, 2016. Disponível em:< https://goo.gl/ddAU8y >. Acesso em: 17 mar. 2016.