Resumo

Título do Artigo

O Esporte além da Televisão: Redes Sociais podem gerar novos modelos de negócio?
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Palavras Chave

Esporte
Modelos de Negócio
Redes Sociais

Área

Marketing e Gestão

Tema

Redes, mídias sociais e meios digitais

Autores

Nome
1 - Priscila Eugenia Trevisan Cestari
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte
2 - José Eduardo Storopoli
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial

Reumo

Com os avanços tecnológicos, as empresas de mídia passam a produzir um conteúdo sob demanda, oferecendo aos indivíduos escolher quando e onde gostariam de consumi-lo, uma tendência que traz mudanças ao atual modelo de negócios da mídia, que é alimentado principalmente pelos anunciantes (McPhilips & Merlo, 2008). As plataformas de redes sociais também são vistas como uma forma de transformar a indústria da televisão, que vão desde ações de marketing e promoção ao desenvolvimento do conteúdo (inovar na programação) e proporcionar novas formas de audiência.
Problema de pesquisa: Como as plataformas de redes sociais e aplicativos de segunda tela influenciam na estratégia que define o modelo de negócio de emissoras esportivas? O objetivo desse estudo é identificar como as redes sociais se relacionam com o modelo de negócio das empresas de mídia em canais por assinatura no segmento esportivo no Brasil, no caso, SporTV e ESPN, canais controlados por um grupo mídia nacional e outro por um grupo estrangeiro, respectivamente, e como essas emissoras também usam as redes sociais como ferramentas de comunicação.
A base teórica para esse estudo se fundamenta nos conceitos de Modelo de Negócio (Osterwalder & Pigneur, 2011; Zott e Amit, 2010; Magretta, 2002) e de Modelos de Negócios para a mídia (Chan-Olmsted & Ha, 2003; Chan-Olmsted, 2006; Cannito, 2010; Albarran e Moellinger, 2002; 2013). Além disso, consideram-se conceitos relacionados às novas tecnologias de informação e redes sociais (Recuero, 2009; Boyd e Ellison, 2008; O’Reilly & Milstein, 2011; Proulx & Shepatin, 2012).
Estudo de caso múltiplo constituído por dois grupos de emissoras do segmento esportivo por assinatura (SporTV e ESPN). Para validação dos dados foi realizada triangulação das fontes (entrevistas semiestruturadas com colaboradores desses canais, pesquisa bibliográfica documental e de campo, e a análise das categorias) como forma de identificar como essas emissoras se utilizam das plataformas de redes sociais como ferramenta de comunicação e interação com seu público e sua relação com o modelo de negócio das TVs por assinatura.
Com a análise e a triangulação dos dados, os principais resultados identificados neste estudo indicam que, na atual estrutura de modelo de negócio dos canais esportivos na TV por assinatura, voltado para um público segmentado, as redes sociais ainda não representam mudanças na atual estrutura. A monetização ainda ocorre por meio da publicidade tradicional, e não pelas redes sociais. Apesar de fazerem parte da estratégia do canal, a receita com estas ainda é pequena.
Relacionando a convergência das mídias e os modelos de negócios, percebe-se que o desafio das empresas de comunicação é definir qual o posicionamento dos seus canais frente às mudanças geradas pelas novas tecnologias e ajustar seus modelos de negócios às necessidades dos clientes. Quanto à estratégia de utilização das plataformas de redes sociais, SporTV e ESPN usam para reforçar o valor da marca e para divulgação e promoção de seus conteúdos, como forma de complementar o que é realizado pelos canais.
Albarran, A. B., & Moellinger, T. (2013); Boyd, Danah; Ellison, Nicole (2008); Cannito, N. (2010); Chan-Olmsted, Syvia (2006). Chan-Olmsted, Sylvia; & Ha, Louise (2003); Magretta, John. (2002); McPhillips, S., & Merlo, O. (2008). O’Reilly, Tim; & Milstein, Sarah (2011). Osterwalder, A.; & Pigneur, Y. (2011); Proulx, M.; Shepatin, S. (2012); Recuero, Raquel (2009); Teece, D. J. (2010); Zott, C.; Amit, R. (2010).