Resumo

Título do Artigo

A ATIVIDADE DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA ERGOLÓGICA DE YVES SCHWARTZ
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ergologia
Atividade de Trabalho
Dispositivo Dinâmico de Três Polos

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - JAQUELINE ARAUJO DA SILVA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - coração eucaristico
2 - Carolina Maria Mota Santos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Administração

Reumo

Do ponto de vista ergológico, o trabalho, enquanto atividade é uma necessidade para o homem e, para tanto, é preciso colocar o ser humano no centro de todas as preocupações. A finalidade deste ensaio teórico consiste em investigar de que forma a Ergologia pode contribuir para analisar a atividade humana de trabalho. Logo, trata de evidenciar a complexidade do trabalho humano; de mostrar a diferença entre trabalho e atividade de trabalho; explicar o significado de normas antecedentes e ressingularizações. E, por fim, explicar a troca de saberes proposta pelo “Dispositivo Dinâmico de Três Polos"
Problema: De que forma a Ergologia pode contribuir para analisar a atividade de trabalho humana? Objetivo: Investigar como a Ergologia pode contribuir para analisar a atividade humana de trabalho levando em consideração a singularidade de cada trabalhador. Com tal característica, este ensaio embasado no referencial teórico ergológico, trata de evidenciar a complexidade do trabalho humano; de mostrar a diferença entre trabalho e atividade de trabalho; de explicar o significado de normas antecedentes e ressingularizações; E, por fim, explicar a troca de saberes proposta pelo “DD3P".
A fundamentação teórica apresenta três tópicos: em um primeiro momento, pretende-se dar subsídios para a reflexão da atividade de trabalho sob a perspectiva ergológica. A seguir, busca-se investigar a respeito do “Dispositivo Dinâmico de Três Polos- DD3P'' que discute a confrontação do saber formal e informal. Por fim, o terceiro tópico explora as noções de uso de si, uso de si pelos outros e corpo-si, termos que são particulares da ergologia.
Não se aplica
Não se aplica
Conclui-se que a incorporação da reflexão proposta pela Ergologia e pelo DD3P possibilita a análise da atividade de trabalho humana. O DD3P possibilita a articulação dos saberes formais e informais para que destes dois tipos de experiências emerja uma outra, onde todos os atores se tornam coautores e portadores de saberes específicos, exaltando a iniciativa destes para modificar o ambiente de trabalho (Barros, Heckert & Marchiori, 2006; Schwartz, 2000).
Barros, M.E.B.de., Heckert, A.L.C. & Marchiori, F.M. (2006). Desafios para a pesquisa dos processos de trabalho: a CAP como estratégia. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, 6(1), 20-34. Schwartz, Y. (2000). A comunidade científica ampliada e o regime de produção de saberes. Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, (7), p. 38-46.