Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Percepção Ambiental
Sustentabilidade
Instituição de Ensino Superior.

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Patricia Storopoli Tzortis
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
2 - Claudia Terezinha Kniess
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis
3 - Evandro Luiz Lopes
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Ana Paula do Nascimento
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Gestão Ambiental e Sustentabilidade
5 - José Carmino Gomes Junior
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra funda

Reumo

Problemas ambientais são decorrentes de ações e atividades geradas pelo homem ao meio ambiente. Jacobi (2005) menciona que a falta de consciência ambiental está relacionada a falta de informação, que por consequência, resulta no déficit de envolvimento e práticas ambientais. Ações e conhecimentos ambientalmente adequados são resultados das experiências de um indivíduo ao longo de sua vida. Assim estudos de percepção ambiental tem o intuito de diagnosticar a conscientização, perante a problemática que envolve o meio ambiente (Cunha & Cannan, 2015).
As Instituições de Ensino Superior (IES) tem uma importante contribuição no que tange a promoção de práticas e ações sustentáveis para embutir na cultura do indivíduo noções e conhecimentos sobre o meio ambiente, para que este possa atuar e proporcionar melhorias para a sua e as próximas gerações. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção ambiental de estudantes do curso de graduação em Administração de Empresas de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Estado de São Paulo.
Marin, Oliveira e Comar (2003) afirmam que a percepção é construída a todo instante, ou seja, para que um indivíduo tenha sua percepção alterada, momentos referentes ao presente podem ser somatizados as experiências do passado, podendo promover alterações na percepção deste indivíduo. A percepção pode ser construída a todo momento e em qualquer meio em que um indivíduo estiver inserido. Dessa forma, a relação com a problemática ambiental é construída à medida que um sujeito é colocado diante de situações que promovam melhorias em suas práticas e ações sustentáveis (Pereira et al., 2013).
O presente trabalho é de caráter descritivo. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, que envolveu estudantes do curso de Administração de Empresas de duas IES públicas e duas IES privadas do estado de São Paulo. No presente trabalho foi utilizado o questionário validado nas pesquisas de Sobral (2014), com algumas adaptações derivadas da especificidade da pesquisa realizada. Utilizou-se a escala de Likert, a qual havia cinco opções de respostas. Para a análise dos dados a técnica de Análise de Diferença de Médias Univariável (ANOVA).
A análise de variância indicou que existe diferença significante na percepção discente acerca da sustentabilidade da IES em que estudam. No entanto, não importou o tipo de instituição – pública ou privada – como formação da percepção da sustentabilidade na avaliação dos discentes. Estes resultados podem estar relacionados a percepção do aluno sobre as práticas de sustentabilidade realizadas nas instituições foco da pesquisa, como também da presença de tópicos relacionados a sustentabilidade na matriz curricular dos cursos.
Em relação as práticas ambientais realizadas nas IES pesquisadas, observou-se que as quatros instituições possuem práticas de sustentabilidade ambiental em seus campi universitários em diferentes níveis de maturação e divulgação. Além disso, o tipo de instituição – pública ou privada – não influenciou na formação da percepção da sustentabilidade na avaliação dos discentes. Este estudo evidencia que as IES possuem um papel fundamental na sustentabilidade, uma vez que suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, impactam no aprendizado da sociedade.
Cunha, M. C., & Cannan, B. (2015). Percepção ambiental de moradores do bairro nova Parnamirim em Parnamirim/RN sobre saneamento básico. HOLOS, 1, 133-143. Jacobi, P. R. (2005). Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e pesquisa, 31(2), 233-250. Marin, A. A., Oliveira, H. T., & Comar, V. (2003). A educação ambiental num contexto de complexidade do campo teórico da percepção. Interciência, 28(10), 616-619.