Resumo

Título do Artigo

COMO OS ESTUDOS DE VALORES CONTRIBUEM PARA COMPREENSÃO DA ASCENSÃO DA MULHER NO MERCADO?
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Palavras Chave

Valores
Gênero
Organização

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Ana Carolina Herdy Zanardi Nascimento
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo

Reumo

A crescente globalização das empresas colocou em evidência a gestão da diversidade e seus benefícios para as organizações. Atualmente muito se discute sobre a diversidade de gênero nas organizações e o que se percebe é que o olhar para mulher começa a considerar suas experiências e valores (Broadbridge & Simpson, 2011), ressaltando a importância do estudo de valores para toda complexidade embebida na questão do gênero para as organizações.
Este artigo tem como objetivo identificar as bases teóricas e metodológicas presentes nos artigos que relacionam valores com gênero no campo da Administração, assim como, verificar se tais artigos contribuem para compreensão da ascensão da mulher no mercado de trabalho. A intenção de propor uma reflexão sobre o que está sendo produzido sobre esse tema, assim como, quais as perspectivas de valores estão sendo relacionadas com gênero e seus respectivos resultados. A ideia também é fazer uma análise crítica dos resultados encontrados, as quais possibilitem sugestões de pesquisas futuras.
Semelhantemente ao gênero, os valores também são construídos socialmente e são, consequentemente, estereotipados pela sociedade. Este estudo faz pensar sobre uma mudança em relação às perspectivas do papel social do gênero e valores, onde entender a ascensão da mulher no mercado de trabalho considerando suas experiências e valores traz a tona uma nova perspectiva nesse campo. Os valores básicos, culturais, relativos aos trabalho e organizacionais na discussão sobre gênero nas organizações podem esclarecer questões negligenciadas por conta do dualismo homem/mulher.
Em relação à metodologia o estudo parte de uma revisão da literatura sobre a relação entre valores e gênero. Adotando o conceito de Teixeira, Iwamoto e Medeiros (2013) se pode dizer que é um estudo quasi bibliométrico, onde as categorias de análise estão de acordo com as necessidades do campo organizacional e não com as que devem ser consideradas na bibliometria. O estudo consistiu em um levantamento de 12 artigos, das principais bases acadêmicas, que possuem relação sobre gênero e valores durante o mês de novembro de 2016.
O estudo realizado reuniu 12 artigos que relacionaram valores com gênero,disseminando o que está sendo produzido pela academia no ambiente organizacional.Os resultados da pesquisa apontaram certa fragilidade em relação às bases teóricas e metodológicas utilizadas.Foi possível verificar que os artigos selecionados estão muito focados no nível individual dos valores (maioria dos valores relacionados ao gênero foram os básicos e os relativos ao trabalho),não contribuem para compreensão da ascensão da mulher na organização e também estão muito concentrados na dualidade homem e mulher (fem./mas.).
Como gênero e valores são constructos sociais,compreender a ascensão da mulher no mercado de trabalho através da perspectiva do estudo de valores possibilita uma mudança do papel social do gênero e dos valores.Muito além das características femininas e masculinas,a ideia é olhar para a sociedade de forma construtiva e diferenciada,onde as pessoas são vistas de maneira unificada e socializada,como se sexo e gênero não fossem estudados de maneira separada,mas vistos de maneira única,limitando assim a problemática da discriminação perpetuada pela visão hegemônica da divisão entre homem e mulher.
Broadbridge, A. & Simpson, R. 25 year on: reflecting on the past and looking to the future in gender and management research. British Journal of Management, v.22, p. 470-483, 2011. Teixeira, Maria Luiza M., Iwamoto, Helga M. & Medeiros, Ana L. Estudos bibliométricos em administração:discutindo a transposição de finalidade. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 3, p. 423–452. Rio de janeiro, Jul./ Ago./ Set. 2013.