Resumo

Título do Artigo

A ESTRATÉGIA DO SEBRAE E OS FATORES DE SUCESSO E MORTALIDADE PRECOCE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS CONFORME A LITERATURA E VISÃO DOS GESTORES E CONSULTORES
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Palavras Chave

micro e pequenas empresas
mortalidade
estratégia

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Suzanne dos Anjos Valcácio
-
2 - André Ricardo Reis Costa
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
3 - Carla Macedo Velloso dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - DECON
4 - Silvia Elaine Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais

Reumo

O empreendedorismo emergiu mundialmente atuando como um fator inovador para o crescimento econômico de um país. Atualmente o Brasil está como um dos primeiros países com a maior taxa de empreendedorismo do mundo. (Alves, 2015). Em consequência, o avanço na abertura de pequenos negócios tem proporcionado um crescimento significativo na economia do país, gerando empregos, competitividade no mercado, dinâmica na economia trazendo abrangência para o segmento. (Alves, 2015)
Questão de pesquisa: Até que ponto a estratégia do Sebrae para mitigar a mortalidade e incentivar o êxito das micro e pequenas empresas está em conformidade às contribuições da literatura? Objetivo Geral: analisar a conformidade da estratégia do Sebrae para mitigar a mortalidade e incentivar o êxito dos pequenos negócios à literatura científica. Objetivo específico: apontar os fatores de mortalidade e/ou êxito das micro e pequenas empresas, apontando os pontos consensuais e divergentes na literatura brasileira e internacional. Comparar a estratégia do Sebrae com as contribuições da literatura
As diversas pesquisas realizadas tanto no âmbito internacional como no Brasil distinguem pelas suas perspectivas com relação à sobrevivência das micro e pequenas empresas. BROUTHERS (2015 )Pesquisa de mercado externo e fortes orientações empresariais;KRAUS (2012) Comportamento proativo e caráter inovador contribui positivamente para o desempenho das PMES durante a crise econômica; ALVES (2013) Relevância à informação contábil para a tomada de decisão. SEBRAE (2016) Aderência ao simples nacional; OLEIRO (2007)Escolha do negócio a ser empreendido; Política e estratégia de compra e venda.
Classificação: taxonomia de Beuren e Raupp (2010). Quanto aos objetivos: trata-se de pesquisa descritiva; Quanto aos procedimentos, destacam-se os aspectos documentais e bibliográficos. Perfil qualitativo e quantitativo da abordagem da questão de pesquisa;Em detalhes, enumeraram-se, a cada artigo, os fatores de sucesso e mortalidade das micro e pequenas empresas, segregando entre essas duas perspectivas; questionário: perguntas fechadas e abertas; 32 consultores e gestores; Os dados foram manipulados com estatística descritiva básica com os softwares Esurveycreator e Microsoft Excel.
o resultado da análise dos fatores de sucesso observou que os dados apontados pelos respondentes não estão em total concordância com a estratégia do Sebrae, visto que os fatores considerados relevantes para os consultores estão sendo pouco aplicados enquanto os que são considerados pouco relevantes estão sendo bastante aplicados. Quanto à estratégia do Sebrae, evidencia-se que o mesmo não tem apreciado suficientemente os fatores que os respondentes consideram relevante para a ocorrência da mortalidade precoce das micro e pequenas empresas.
Foi possível afirmar que a estratégia do Sebrae está em conformidade com a literatura, entretanto quando comparada com a relevância que os fatores representam na visão dos gestores e consultores, os resultados se divergem por motivo de o Sebrae estar dando atenção demasiadamente para fatores que não estão em grau máximo de relevância.Além disso, os respondentes da pesquisa destacaram outros fatores, que na visão deles, também é considerada relevante para a sobrevivência das micro e pequenas empresas, especificamente no que se refere ao estado do Amazonas.
ALANO, Juliana et al. Evolução do Empreendedorismo no Brasil: Um Estudo do Global Entrepreneurship Monitor no Período de 2001 a 2013. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. 2014; AL-MAHROUQ, Maher. Success factors of small and medium-sized enterprises (SMES): the case of Jordan. 2010; BONACIM, Carlos Alberto Grespan et al. Mortalidade dos empreendimentos de micro e pequenas empresas: causas e aprendizagem. Gestão & Regionalidade (Online), v. 25, n. 74, 2009.