Resumo

Título do Artigo

Implementação de Práticas de Gestão do Conhecimento em Empresa de Calçados de Borracha do Sul do Brasil por meio de Pesquisa-Ação
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Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Conhecimento
Pesquisa-Ação

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Rodaika Diel
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - São Leopoldo
2 - Debora Costa de Azevedo
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios

Reumo

O presente trabalho apresenta o processo de implementação de práticas de gestão do conhecimento em uma empresa de calçados de borracha do sul do Brasil por meio de pesquisa-ação. O grupo foi formado por dez pessoas de diferentes setores, resultando em ferramentas e processos de gestão do conhecimento desenvolvidos pelo grupo, que foram implementados na organização. Percebeu-se que a criação de um espaço que estimule a autonomia dos colaboradores, para que possam pensar e agir sobre o conhecimento, foi decisiva para se fomentar processos e ferramentas de gestão do conhecimento na empresa.
As empresas calçadistas brasileiras têm um papel muito importante na economia brasileira, pela quantidade de empreendimentos e de pessoas que empregam. Ser ativo e se antecipar perante os concorrentes pode ser fator decisivo para a sobrevivência no setor. A empresa foco do estudo não possuía práticas de gestão do conhecimento consolidadas e a presente pesquisa foi proposta para fomentar a inclusão da gestão deste recurso na organização, assumindo-se que a implementação da gestão do conhecimento na empresa busca oferecer a ela uma vantagem competitiva no setor em que está inserida.
Com um crescimento acelerado a empresa pesquisada precisou se aperfeiçoar. Entretanto, a empresa não conseguiu se organizar para ter padrões e processos que sustentassem seu porte. Implementar gestão do conhecimento na empresa teve por objetivo melhorar os processos internos e criar uma vantagem estratégica perante concorrentes diretos e o mercado calçadista. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, considerada apropriada para trabalhos que relacionam o conhecimento ao que é feito na prática, intervindo e propondo a resolução de um problema de modo cooperativo e participativo. (THIOLLENT, 2009).
Foi criado um grupo de gestão do conhecimento, usando como método a pesquisa-ação, por compreender que este é o método que mais se alinha aos objetivos do estudo. A pesquisa-ação consiste numa construção coletiva de conhecimento, que se torna o motor para a geração de uma mudança na prática, relacionada com a formulação de análises do ambiente de trabalho por meio da qual se traz ao grupo problemas. Os resultados obtidos foram gerados por meio de transcrição das gravações de nove seminários realizados no período de três meses.
Foram alcançadas soluções práticas com o grupo, com criação de ferramentas e consolidação de processos. Além disso, o ba criado, as condições oferecidas e a confiança mútua desenvolvida, aumentaram o comprometimento dos participantes com a empresa. Destacam-se como resultados a evolução apresentada pelos colaboradores ao longo dos encontros em relação ao entendimento sobre o tema, a sensibilidade em observar nas práticas diárias a gestão do conhecimento ocorrendo, e a maior capacidade de análise desenvolvida para propor ferramentas e soluções práticas para a gestão do conhecimento.
O método de pesquisa-ação ainda é pouco usado para entender processos de gestão do conhecimento no Brasil, o que se mostrou uma abordagem interessante no processo, pois ao invés de projetos de gestão do conhecimento top-down, é possível fazer uma abordagem middle-up-down, semelhante à visão de Nonaka e Takeuchi (1997). Com a participação de pessoas-chave no processo, é mais fácil disseminar na cultura da empresa a gestão do conhecimento. A criação do grupo se tornou uma vantagem competitiva para a empresa, pois o aprendizado ocorre naturalmente nas empresas.