Resumo

Título do Artigo

TELETRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO: Estudo de Caso no Ministério Público de Santa Catarina – MPSC
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Palavras Chave

Administração Pública
Gestão de Pessoas
Teletrabalho

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - ANA LUIZA LEITE
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Isabela Regina Fornari Muller
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Esag

Reumo

As organizações passam por grandes mudanças para acompanhar o mercado volátil, sendo necessário a implantação de processos de trabalho flexíveis. As tecnologias e inovações nos processos e na gestão tornaram-se cruciais e trazem novas alternativas de relações de trabalho como, por exemplo, o trabalho remoto. O Teletrabalho vem sendo inserido no âmbito de diversos órgãos públicos a fim de melhorar a eficiência da organização e gerar melhorias na qualidade de vida dos servidores.
Nesse sentido, o presente estudo de caso objetivou, por meio da análise da Implantação do Programa de Teletrabalho praticado no Ministério Público do Estado de Santa Catarina - MPSC, apresentar como vem sendo adotado efetivamente na prática o trabalho remoto na esfera pública. Como objetivo de pesquisa propõe-se averiguar este Programa de Teletrabalho acerca das modalidades disponíveis, das condições, do acompanhamento, controle e capacitação, a fim de estabelecer propostas de aprimoramento.
A fundamentação teórica busca esclarecer conceitos a respeito de trabalho remoto, apresentar perspectivas dos agentes envolvidos diretamente, ou seja, gestores e teletrabalhadores, como também identificar os benefícios e desafios do teletrabalho que já foram detectados com experiências de organizações.
Por ser um estudo de caso avaliativo, possui o intuito de analisar uma situação e a partir de sua avaliação gerar propostas. A pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, e segue uma abordagem qualitativa em relação à natureza das variáveis. A coleta de dados foi efetuada por meio de levantamentos bibliográficos e levantamentos documentais. Por fim, para a análise de dados utilizou-se a análise documental e a análise de conteúdo.
Apresenta-se os benefícios e desafios à organização, as três modalidades oferecidas, o modo de participar, deveres dos gestores e teletrabalhadores, como também o acompanhamento e controle bem estruturado do projeto-piloto e recente programa de teletrabalho do MPSC. O Programa é acompanhado por produtividade que garante o registro de frequência dos teletrabalhadores e é solicitado maior produtividade do que presencialmente. Atualmente 5% do total de servidores participam do teletrabalho.
Identificam-se propostas de melhoria ao Programa como a proposta de facilitar a permuta entre os servidores, visto que o teletrabalho possui maior adesão em determinados cargos e funções, e a possibilidade de um estudo com intuito de oportunizar também aos servidores presenciais o controle por produtividade. Os resultados do estudo apontaram a grande estrutura do Programa de Teletrabalho no MPSC e sua contribuição ao agregar diversas vantagens a organização, servidor e sociedade.
MELLO, Alvaro. (1999). Teletrabalho (telework): o trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora. Rio de Janeiro: Qualitymar, ABRH-Nacional. SANTA CATARINA. (2016). Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Ato nº 714/2016/PGJ, de 07 de outubro de 2016. Institui e regulamenta, no âmbito do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, o Programa de Teletrabalho para Servidores. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2017.