Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS SOCIAIS E ÂNCORAS DE CARREIRA: UM ESTUDO SOBRE O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
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Palavras Chave

Negócios Sociais
Âncoras de Carreira
Estudantes Universitários

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Lucas Santana Fogaça
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Capital
2 - Liliana Vasconcellos-Guedes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
3 - MARISE REGINA BARBOSA UEMURA
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

O surgimento dos negócios sociais modificou significativamente a visão do mercado sobre as formas de uma organização atuar. A mescla entre resultado financeiro e a busca de um propósito social tornou-se um conceito concreto. Como personagens centrais nesse novo cenário estão as figuras dos empreendedores sociais e de todos que, acreditando na visão desses líderes, dedicam a sua vida tornando essas ideias realidade. Dada a importância desses atores para a consolidação desses empreendimentos, surge a necessidade de compreender o perfil dessas pessoas sob a luz das teorias de gestão de pessoas.
O objetivo central deste trabalho é analisar a relação entre as âncoras de carreira de estudantes universitários com o seu envolvimento em atividades sociais. De modo a atingir o objetivo principal, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: (1) Descrever a distribuição das âncoras de carreira dentro da amostra. (2) Descrever o nível de envolvimento em atividades sociais em termos de alinhamento profissional e engajamento em outras atividades. (3) Relacionar os dados sobre o nível de envolvimento com a distribuição das âncoras de carreira dos respondentes.
Carreira: Segundo Schein (1974), há fatores ou valores internos que guiam as decisões e as carreiras das pessoas. Oito diferentes âncoras de carreira descrevem os principais aspectos envolvidos no processo decisório de qualquer indivíduo. Negócios Sociais: Atividades empreendedoras voltadas para a concretização de um propósito social têm crescido nos últimos anos. Fischer e Comini (2012) destacam a existência de três vertentes que procuram explicar os negócios sociais. Quanto ao perfil, aquilo que distingue o empreendedor social é sua visão e comprometimento com o impacto social.
Utilizando-se o método de pesquisa survey, fez-se um estudo descritivo baseado no levantamento de dados sobre âncoras de carreira, atividades extracurriculares e dados sociodemográficos de estudantes universitários, participantes de um programa que visa o fomento de negócios de impacto social. Foram pesquisados os estudantes universitários vinculados ao programa de embaixadores CHOICE, criado em 2011 pela organização não-governamental Artemisia, tornou-se a maior rede de jovens engajados em disseminar o conceito de Negócios de Impacto Social do Brasil.
Constatou-se a visibilidade que os Negócios Sociais têm adquirido nos últimos anos, já que metade dos participantes declararam conhecer o conceito de Negócios Sociais. Nota-se que a âncora de carreira atua como um fator influenciador para o interesse por negócios sociais, enquanto o envolvimento prévio em outras atividades sociais parece ser o indicador que demonstra o quanto o indivíduo irá efetivamente se movimentar na direção dos negócios sociais. O envolvimento com diversas atividades em busca dos seus valores pessoais parece ser a marca que os estudantes pesquisados exibem.
Os resultados apontaram a predominância da âncora de serviço e dedicação a uma causa, sendo que a participação em entidades estudantis e voluntariado seguem essa mesma tendência. Esse resultado, que vem se comprovando conforme surgem no mercado mais organizações desse tipo, demonstra o alinhamento existente entre a procura por um propósito e a atuação em negócios sociais. Estudar as características psicológicas e o engajamento desses indivíduos ajuda a compreender porque muitas pessoas começam a migrar para esse novo modelo de atuação.
BORZAGA, C.; DEPEDRI, S.; TORTIA E. The growth of organizational variety in market economies: the case of social enterprises. Euricse Working Papers, Trento, n. 3, fev. 2010. FISCHER, R. M.; COMINI G. Sustainable development: from responsibility to entrepreneurship. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 47, n. 3, p. 363-369, jul./ago./set. 2012. HALL, D.T. Careers in Organizations. California: Goodyear Publishing Company, 1976. SCHEIN, E. H. Career anchors: discovering your real values. California: University Associates, 1993. YOUNG, D. Alternative perspectives on social enterprise.