Resumo

Título do Artigo

Orientação para o Mercado como Antecedente da Inovação de Produto e Processo, e da Performance Organizacional
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Palavras Chave

Orientação para o Mercado
Inovação de Produto e Processo
Performance Organizacional

Área

Gestão da Inovação

Tema

Políticas, Estratégias, Instituições e Internacionalização da Inovação

Autores

Nome
1 - Suelen Corrêa
-
2 - Julio Cesar Ferro de Guimarães
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Ceng - Centro de Engenharias
3 - Eliana Andrea Severo
FACULDADE MERIDIONAL (IMED) - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração
4 - Marcia Rohr da Cruz
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS) - PPGA

Reumo

Obter uma performance organizacional superior é desejável para assegurar a permanência e o crescimento das empresas no mercado. A orientação para o mercado, bem como a inovação são alternativas que as empresas podem considerar, a fim de obter um melhor resultado organizacional. Esta pesquisa trata das relações entre os temas Orientação para o Mercado, Inovação de Produto e Processo, e suas consequências sobre a Performance Organizacional. O estudo testa empiricamente esses relacionamentos, uma vez que encontrou-se poucos estudos empíricos nas bases de dados Scopus e Web of Science.
Quais são os efeitos da Orientação para o Mercado sobre a Inovação de Produto e Processo, e desses sobre a Performance Organizacional? Tendo como objetivo, analisar o efeito da Orientação para o Mercado (OM) sobre duas formas de inovação, as Inovações de Produto (IP) e Processo (IPS), e destes sobre a Performance das Organizações (OP). Com as hipóteses de pesquisa: H1 – A OM está positivamente relacionada com a IP; H2 – A OM está positivamente relacionada com a IPS; H3 – A IP está positivamente relacionada com a PO; H4 – A IPS está positivamente relacionada com a PO.
A OM busca entender o consumidor, disseminar essas informações na empresa, e ofertar ao mercado produtos e serviços que correspondam às suas necessidades e expectativas (KOHLI; JAVORSKI, 1990). A introdução de um produto ou processo para a empresa consiste em uma inovação. Destaca-se que a habilidade da empresa em implementar inovações de produto e processo determina a sua competitividade (DAMANPOUR, GOPALAKRISHNAN, 2001). O resultado final da atuação de uma empresa no mercado consiste no seu desempenho organizacional, expresso por índices financeiros e não financeiros (BAKER; SINKULA, 2005).
A pesquisa classifica-se como quantitativa, descritiva e tem como amostra 341 empresas do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através de uma survey, por meio de um questionário enviado por e-mail ou respondido através de contato pessoal. Cada variável foi classificada por meio de uma escala Likert de 5 pontos. A análise e interpretação dos dados foi feita utilizando-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (SEM – Structural Equation Modeling), sendo utilizados os softwares SPSS® versão 21 e o software AMOS® versão 21.
Os resultados mostram relações significativas entre todos os construtos estudados. Assim, a Orientação para o Mercado (OM) é um importante antecedente da Inovação de Produto (IP) e de Processo (IPS), e todos contribuem para a Performance Organizacional (PO). A relação entre OM e IP ocorreu de alta intensidade. A relação entre OM--->IPS, aliada aos resultados de IPS--->OP, destaca-se a relevância da OM na implementação das IPS e obtenção de melhores resultados econômicos.
OM, IP e IPS contribuem para uma melhor PO. Contudo, é a implementação da OM combinada à IPS, mais que a IP, que produz uma melhor PO. Assim, os gestores para atingir um desempenho superior, precisam entender as necessidades e expectativas de seus clientes, e se esforçar na implementação de novos processos de produção e entrega dos produtos, o que reduz custo e aumenta a qualidade e, como consequência, aumenta a PO. A validação estatística das escalas utilizadas no estudo, bem como a construção de um framework de pesquisa para analisar a influência dos construtos.
BAKER, W. E.; SINKULA, J. M. Market orientation and the new product paradox. The Journal of Product Innovation Management, v. 22, n. 6, p. 483-502, 2005. DAMANPOUR, F.; GOPALAKRISHNAN, S. The dynamics of the adoption of product and process innovation in organizations. Journal of Management Studies, v. 38, n. 1, p. 45-65, 2001. KOHLI, A. K.; JAWORSKI, B. J. Market orientation: the construct, research propositions, and managerial implications. Journal of Marketing, v. 54, n. 2, p. 1-18, 1990.