Resumo

Título do Artigo

O USO DO MOODLE E A INTELIGÊNCIA COLETIVA: ESTUDO COM PROFESSORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE UMA IES DA CIDADE DE SÃO PAULO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Moodle
Inteligência Coletiva
Graduação em Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

Autores

Nome
1 - Priscila Ferreira Beni
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis
2 - Nadir Raquel Cunha França
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo / Capital
3 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA

Reumo

A formação de sociedades virtuais na área da educação viabilizou a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que possibilitam o acesso à informação para ampliação do conhecimento (SCHLEMMER, 2005). A adoção de ferramentas como o Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning), cujo objetivo é o gerenciamento de aprendizado e trabalho coletivo, permite assim a criação e administração de cursos online, grupos de trabalho e compartilhamento de informações.
A ferramenta Moodle, como usada por docentes do curso de Administração, pode ser considerada uma ferramenta de Inteligência Coletiva? Conhecer a experiência docente no uso do Moodle e sua aplicação como ferramenta de inteligência coletiva no curso de Administração em uma IES particular da cidade de São Paulo.
O ambiente virtual surgiu a partir da Tecnologia da Informação (TI). No campo da TI é possível investigar temas relacionados à geração e transferência da informação nos ambientes tecnológicos e, a partir deste ponto, associá-los a métodos e instrumentos viabilizados por ela e pela tecnologia da comunicação. Esse conjunto de temas, métodos e instrumentos é chamado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) (BEMBEM; SANTOS, 2013).
Por ser um estudo de natureza qualitativa, procura-se demonstrar o significado de um fenômeno à luz da percepção dos entrevistados (CRESWELL, 2010) sem a intenção de lançar sobre os dados um olhar dualista objetivista, ou seja, chegar a respostas como sim/não ou verdadeiro/falso. Para a construção dos dados desta pesquisa realizou-se entrevistas em profundidade, utilizando-se um roteiro semiestruturado previamente elaborado.
O Moodle é intensivamente utilizado pelos docentes da instituição estudada, especialmente quando se trata de armazenar, administrar e disponibilizar conteúdos a serem ministrados ao longo das disciplinas. Assim, o Moodle cumpre o seu papel de ambiente virtual de aprendizagem (STILES, 2000) ao se configurar como uma ferramenta que facilita o gerenciamento do aprendizado e o compartilhamento de informações entre docentes e alunos, aumentando o potencial de colaboração e interação entre os mesmos.
Os resultados da pesquisa indicaram que os docentes utilizam intensivamente recursos do Moodle desde que a ferramenta foi implantada pela IES, ainda que o seu uso não seja obrigatório. Outro aspecto importante observado foi a importância do contato inicial do docente com a ferramenta, o que denota a possibilidade de experimentação e preparo do professor para o uso em definitivo do Moodle. A ferramenta apresentou potencial para uso em processos de inteligência coletiva.
BEMBEM, A. H. C; SANTOS, P. L.V. A. C. Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte. v.18, n.4, p.139-151, out./dez. 2013. FLORES, J. Análisis de dados cualitativos. Aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994. PEREZ, G. et al. Tecnologia de informação para apoio ao ensino superior: o uso da ferramenta Moodle por professores de ciências contábeis. Revista de Contabilidade e Organizações, 2012.