Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS SOCIAIS PAY-WHAT-YOU-WANT: desafios, oportunidades e comportamento do consumidor
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Palavras Chave

Negócios Sociais
PWYW
Oportunidades e Desafios

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Denise Pena de Moraes
Centro Universitário da FEI-SP - Liberdade
2 - Thais Rubia Ferreira Lepre
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Paulo - Campus Liberdade

Reumo

Em uma época de transformações rápidas e constantes, nem sempre o novo surge do novo, muitas vezes emerge da combinação do já existente. É o caso dos negócios híbridos, que mesclam setores, originando modelos inovadores, como os negócios sociais do tipo pay-what-you-want (pague-quanto-quiser), que vem crescendo no mundo todo. Por oferecer produtos e serviços que o consumidor escolhe se e quanto quer pagar, equilibrando o aspecto social e o financeiro.
A origem deste artigo partiu da busca por respostas para as indagações:Como se dá o processo de formação e implementação de negócios sociais pay-what-you-want? Quais são as oportunidades e desafios encontrados por esta modalidade de empresa? E como o consumidor brasileiro se comporta diante desses negócios? Tendo como objetivo compreender esse modelo de negócio,bem como os desafios e oportunidades, assim como o comportamento do consumidor brasileiro diante dessa forma diferente de precificação.
Conforme Young (2008), o negócio social é uma alternativa importante e distinta dos modelos tradicionais de negócios. Nesse cenário, surge a empresa híbrida, que proporciona a co-existência do privado e do social (BARKI, 2014), na qual se enquadra o formato pay-what-you-want, modelo inovador com a possibilidade dos clientes ou de um grande número destes optar por não pagar pelo produto ou serviço adquirido ou a decisão de pagar pouco (BALAN, 2014) fomentam esse desafio.
Para tanto contou com uma abordagem qualitativa, conduzida por um estudo de caso único da cafeteria Preto Café, com coleta de dados realizada através de levantamento bibliográfico, pesquisa documental, e entrevistas baseadas em roteiro com um dos proprietários e um cliente da empresa. A análise de todos estes dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo.
Os resultados apontaram que os sócios da cafeteria foram motivados pelo ativismo, venceram os desafios para buscar equilíbrio entre o financeiro e o social, além de aspectos culturais em relação ao modelo de negócios, e que há oportunidades, pois existe um mercado de consumidores conscientes em busca de inovações.
Conclui-se que os resultados desta pesquisa apresentam elementos que contribuem para reforçar a diversidade de conceitos existentes sobre o tema, porém também amplia a ideia de que apesar da dificuldade de equilíbrio entre a sustentabilidade financeira e o foco social, há um mercado emergente que busca por novos modelos de negócios, como o apresentado nesta pesquisa: pay-what-you-want.
BALAN, C. “Pay What You Want”: A Participative Price Setting Mechanism . International Journal of Economic Practices and Theories. 2014, v. 4, nº. 5. BARKI, E. Negócios com impacto social. RAE-Revista de Administração de Empresas. 2014, v.54(5), 594. YOUNG, D. R. A unified theory of social enterprise. In: SHOCKLEY, G. E.; STOUGH, R. R.; FRANK, P. M. (ed.). Non-market Entrepreneurship – Interdisciplinary Approaches. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing. 2008.