1 - Duarte Xara.Brasil Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Ciências Empresariais
2 - KAVITA MIADAIRA HAMZA Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
Reumo
Os principais países produtores de vinho apostam fortemente em estratégias de internacionalização, sendo que a maioria das marcas têm reduzida dimensão e capacidade de crescimento. A promoção internacional é geralmente feita por entidades governamentais / sectoriais que selecionam mercados-alvo e desenvolvem planos estratégicos e operacionais, como no caso da ViniPortugal.
Neste caso, os alunos colocam-se na pele do gestor da ViniPortugal propondo um plano estratégico para no mercado brasileiro.
‒ Analisar formas de cooperação entre e concorrentes. Neste enquadramento deve analisar-se o conceito de Cluster e de Terroir;
‒ Efetuar uma análise a um mercado (neste caso o mercado brasileiro de vinhos importados), definido prioridade e efetuando escolhas: definição de objetivos e estratégias;
‒ Desenvolver um plano de ação, a médio prazo;
‒ Atender às especificidades legais e políticas do país de destino, do seu ciclo de vida e das expectativas dos consumidores e intermediários.
A construção deste caso percorreu um conjunto de etapas pré-definidas (metodologia) que se apresenta de forma sucinta:
‒ Análise conjunta com a VinPortugal em 2015.
‒ Pesquisa de informação em organizações e publicações oficiais; imprensa especializada e consulta a de referências bibliográficas; entrevistas com profissionais de marketing, comércio de vinhos e internacionalização; visitas a feiras de vinhos destinadas a profissionais e público em geral.
Planejamento Estratégico,
Planejamento de Marketing
Marketing Internacional
‒ Cateora, P., Graham,J., Gilly, M. (2012). International Marketing. McGraw.Hill.
‒ Craig, S.& Douglas, S. (2005) International Marketing Research. Willey.
‒ Simerson, K. (2011). Strategic Planning: A Practical Guide to Strategy Formulation and Execution. ABC-CLIO, Incorporated.
‒ Sorger, S. (2011). Marketing Planning. Pearson