O PODER SIMBÓLICO E O GERENCIAMENTO DE IMPRESSÕES NA CRISE: o caso da samarco em minas gerais
Palavras Chave
Gerenciamento de Crise
Poder simbólico
Samarco
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - ROSALIA BEBER DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração
2 - Mozar Jose de Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Ppga
3 - Odemir Vieira Baêta UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
Reumo
O presente caso pretende relatar um episódio que abarca os temas do poder simbólico e o gerenciamento de impressões da empresa num período de crise. Trata-se do rompimento de uma barragem de contenção de rejeitos produzida pela mineradora Samarco S.A., gerida por uma joint-venture entre a Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton.
Relatar um fato sobre uma crise ocorrida numa mineradora para que sejam discutidos os impactos relativos à sua imagem e manutenção no mercado perante seus diversos públicos a fim de que, a partir de um exemplo problema os discentes possam compreender a necessidade de um gerenciamento de impressões, especialmente nas situações de crise. Nesse sentido, tem-se ainda como objetivo, que os estudantes possam compreender a importância desse tema bem como propor uma melhor alternativa.
foram utilizados dados secundários obtidos por meio de análise documental, especificamente, de jornais e notícias dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além de informações colhidas no site da Mineradora Samarco. Ressalta-se ainda que as informações utilizadas para a construção da narrativa do caso estavam veiculadas na plataforma eletrônica, coletadas no período de 9 a 17 de novembro de 2015. Os jornais eletrônicos utilizados foram: G1 Minas Gerais, G1 Espírito Santo e BBC Brasil.
CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; JEUNON, Ester Eliane. A Percepção dos Jovens sobre a Imagem Organizacional da Companhia Vale e o Poder Simbólico Manifesto nos Discursos. TPA-Teoria e Prática em Administração, v. 2, n. 1, p. 56-85, 2013.
JATAHI. Paulo José de Castro. O poder simbólico e o gerenciamento de impressões em organizações públicas: a construção do mito da eficácia do Banco Central na administração da política econômica. EBAPE, vol.2 no.3 Rio de Janeiro Dec. 2004.