Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE SOBRE O TERMO TALENTO EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Talento
Gestão de Pessoas
Tema Emergente

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - BÁRBARA BEATRIZ FREITAG
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - PPGA
2 - Andre Luiz Fischer
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

O mercado atual reflete um ambiente global, complexo, altamente competitivo e volátil para as organizações trazendo consigo desafios também globais de fluxo de talentos e escassez de competências essenciais (TARIQUE; SCHULER, 2010). Isso faz da Gestão de Talentos um tema emergente e uma preocupação internacional e nacional de Gestão de Pessoas. A GT vem se consolidando ao longo do século XXI como uma configuração de práticas para a gestão dos Talentos nas organizações (FREITAG; FISCHER, 2013b).
Considerando o aspecto de imprecisão do Talento em Administração, surgiu o interesse de verificar a multidisciplinaridade deste termo. Então, emergiu o problema de pesquisa: Quais as características e proposições de diferentes áreas do conhecimento acerca do termo Talento? Contribuindo com o debate sobre temas emergentes em Gestão de Pessoas, o objetivo consiste em identificar características e proposições que outras áreas do conhecimento adotam para se referir a Talento.
Talento para McClelland et al (1958) é um termo ambíguo. Sendo que, às vezes se refere a uma atitude ou capacidade da pessoa e outras vezes refere-se à sua performance talentosa, isto é, a um comportamento que vai além do comum. No campo da gestão, entende-se que a definição deste termo é fluida e influenciada pela estratégia organizacional e pelas contingências do ambiente em que esta organização se encontra (MUCHA, 2004; INGHAM, 2006).
Este estudo se caracteriza por ser uma revisão sistemática que objetiva uma consolidação conceitual de um campo fragmentado, que teoricamente deve ser realizada a partir da coleta sistemática de dados, análise descritiva e qualitativa, culminando com a elaboração de uma síntese fundamentada (TRANFIELD; DENYER; SMART, 2003; CROSSAN; APAYDIN, 2010). Optou-se por análise bibliométrica e análise de conteúdo. Foram coletados artigos acadêmicos na base Web of Science que continham "Talento" no título.
A busca inicial por título resultou em 3634 registros na base Web of Science. Foi realizado o refinamento na seleção resultando em 8 artigos para análise classificados em 6 diferentes áreas do conhecimento. Constatou-se que, os adjetivos mais utilizados para fazer menção e caracterizar os Talentos são os relacionados à diferenciação. Foi encontrada somente uma definição teórica explícita em um dos artigos lidos. A análise dos textos gerou a sugestão de dez proposições para futuras pesquisas.
No campo da Administração os termos mais utilizados para caracterizar Talento são os determinantes classificados como antecedentes, perfil pessoal, contexto e resultados. Nos textos de diferentes áreas do conhecimento verificaram-se as seguintes características: o QI, sucesso, potencial, contexto social e familiar, ambiente, aspectos físicos, fisiológicos e de personalidade. A imprecisão conceitual parece ser inerente ao termo Talento. Ao final, emergiram dez proposições para futuras pesquisas.
FREITAG; B. B.; FISCHER, A. F. Programas Formais de Gestão de Talentos no Brasil: uma Realidade? In: Encontro Nacional da ANPAD – EnANPAD, 2013, Rio de Janeiro. Anais... XXXVII EnANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2013. McCLELLAND, D. C.; BALDWIN, A. L.; BRONFENBRENNER, U. STRODTBECK, F. L. Talent and Society: New perspectives in the identification of talent. New Jersey: Princeton. 1958.