Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DO ADMINISTRADOR NA ESTRUTURA ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE: UMA ANALISE COM BASE NO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Papel do Administrador
Discurso do Sujeito Coletivo
Gestão Universitária

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Adalice Andrade Kosby
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Incubadora Conectar
2 - Rodrigo Serpa Pinto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e de Turismo

Reumo

A profissão de Administrador completou 50 anos e nos faz refletir sobre o papel desse profissional em organizações públicas; destacando-se a importância de se implantar técnicas e ferramentas utilizadas para melhoria da gestão; bem como de se ter um profissional preocupado com a redução de custos, a diminuição de desperdício e com um olhar diferenciado sobre a gestão de pessoas no setor público. É primordial o engajamento dos Administradores na contribuição de uma gestão pública de qualidade.
O objetivo geral desta pesquisa é investigar a percepção dos Administradores acerca do papel que desempenham nas Unidades Acadêmicas (UA) da FURG, com base no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Questões quanto a clareza dos Diretores sobre o papel a ser desempenhado, especialmente no conhecimento das atribuições que constam na descrição do cargo; bem como o sentimento desses profissionais em relação às funções que desempenham e ao futuro do seu papel como Administrador das UA da Instituição.
Diante das dificuldades vivenciadas no setor público, existe a necessidade de se discutir um modelo de gestão capaz de garantir competitividade frente às demandas que se apresentam. E, para que se consiga construí-lo, necessitamos da presença de um Administrador e do conhecimento técnico desse profissional. Nesse contexto, é imprescindível que as IES saibam gerir seus recursos, necessitando de ferramentas de gestão que possibilitem a garantia da oferta de um serviço de qualidade ao usuário.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. A população desse estudo é formada por 9 Administradores que trabalham nas Unidades Acadêmicas da FURG. A análise dos dados foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Essa técnica, à semelhança de um quebra-cabeça, busca reconstruir, com pedaços de discursos individuais, os discursos-síntese necessários para expressar um determinado modo de pensar ou um imaginário específico acerca de um fenômeno.
Por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, constatou-se a falta de clareza e até desconhecimento por parte dos Diretores, acerca do papel desempenhado pelos Administradores nas Unidades Acadêmicas da FURG, bem como a falta de suporte por parte da Administração Central para o desenvolvimento de um trabalho mais voltado àquilo que está descrito no cargo e que foi elencado no Edital do concurso. Porém, existe alguma expectativa positiva para o futuro desse profissional nas UA´s da Instituição.
Concluiu-se que alguns Administradores conseguiram fazer com que a proposta de melhoria na gestão das Unidades Acadêmicas acontecesse, embora de uma forma muito lenta e superficial, e que outros desanimaram diante das dificuldades e acabaram pedindo troca de lotação para Unidades Administrativas. Uns disseram estar satisfeitos, mas sonham com a valorização do profissional e com o melhor aproveitamento de suas competências, enquanto outros já perderam as esperanças de que algo possa vir a mudar.
ANDRADE, L. M. B. de, SOUZA, I. M. de, PIRES, R. O.M. Gestão Universitária: Formação do Administrador no Brasil. XIII CIGU, 2013. FURG. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Edital nº1. Rio Grande, 2009. Disponível em: www.furg.com.br. Acesso em: 09 de agosto de 2015. LEFÉVRE, F; LEFÉVRE, A.M.C. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2a ed. Caxias do Sul: EDUCS; 2005. LOUREIRO, E. Perfil do Administrador. Master. Edição 140, junho-agosto, 2015.