Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE NA GESTÃO DE SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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Palavras Chave

gestão da qualidade
fisioterapia
revisão sistemática

Área

Administração Pública

Tema

Gestão em Saúde

Autores

Nome
1 - Patsy Geraldine Balconi Mandelli
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Fernanda dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Patricia de Sá Freire
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Engenharia do Conhecimento
4 - Lia Caetano Bastos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis

Reumo

Empresas prestadoras de serviços criam valor fornecendo benefícios para seus clientes de maneira específica, com necessidade de ações rápidas e confiáveis.Assim, quanto mais informações e conhecimento a organização obtiver sobre o negócio, mais assertivas podem ser suas decisões.As questões relacionadas aos vários modos de avaliação da qualidade dos serviços na área de saúde são um desafio aos gestores, acostumados a prestar assistência de qualidade ao paciente, sem conseguir avaliar a eficácia.
Diante da busca dos profissionais de fisioterapia por um estilo de gestão diferenciado o qual objetiva a implementação de melhorias contínuas com enfoque no atendimento das exigências dos pacientes (consumidores), no conhecimento de concorrência e na redução dos custos. Assim, este artigo tem por objetivo identificar as abordagens presentes na literatura acadêmica sobre o tema e suas características históricas, mapeadas pela revisão sistemática de literatura.
Falar em qualidade é, estar atento a “um conjunto de elementos ou atributos que compõem o serviço ou produto” (Rothbarth,2011,p.18), nos últimos anos, a qualidade do serviço em saúde, vem sendo considerada um componente estratégico na maioria dos países, independente do tipo de sistema de saúde adotado.Entende-se qualidade em serviços de saúde como um conjunto de propriedades de um serviço que o tornam adequado à missão de uma organização, alinhada as legítimas expectativas de seus consumidores.
Os passos utilizados nesta pesquisa são: elaboração da pergunta de pesquisa, identificação das palavras-chave e termos de busca, escolha das bases de dados para busca, realização da busca (coleta de dados) e análise e interpretação dos dados com base na Bibliometria. Foram utilizados os termos quality management AND physiotherapy para localizar artigos referentes a qualidade e gestão da qualidade em fisioterapia na base de dados SCOPUS.
A busca retornou 119 documentos sendo possível observar que o número de publicações cresce paulatinamente ao longo dos anos. Após a análise inicial e tendo como foco a qualidade em fisioterapia voltada para a gestão das organizações nesta área, optou-se por um segundo filtro, restando 21 artigos dos quais elaborou-se uma meta-análise, resultando em uma classificação por objetivos dos estudos e suas argumentações sobre o tema, identificando seis categorias.
Após a revisão acerca da qualidade em fisioterapia sob a ótica da gestão organizacional, verifica-se a existência de uma lacuna na área. Destacando-se necessidade de pesquisas interdisciplinares entre a área da saúde e da gestão em um trabalho conjunto criando um sistema de mensuração da qualidade em serviços de fisioterapia. Os indicadores devem considerar aspectos técnicos, de satisfação do cliente e de gestão, proporcionando informações e conhecimento aptos no auxílio à tomada de decisão.
ARAUJO, W. T. (2000).; DONABEDIAN, Avedis (2002); DOS SANTOS, Fernanda. (2016); DOS SANTOS, Fernanda et al. (2015) DOS SANTOS, Fernanda; RAUPP, Fabiano Maury. (2015); FEIGENBAUM, A. V. (1990); FREIRE, Patricia de Sá. (2013); LEAL, Aline Amaral. (2012); LOVELOCK, C.; WRIGHT, L.. (2005); McINTOSH, G.; Mayo, M. C.; Stymiest, P. J. (1994); MEZOMO, J. C. (2013); ROTHBARTH, Solange. (2011); SANTOS, L.c.; VARVAKIS, G (2014); SERAPIONI, Mauro. (2012); SHAW, Charles D.; KALO, Isuf. (2002).