Resumo

Título do Artigo

CONFIANÇA COMO UM FATOR CULTURAL DETERMINANTE PARA O GRAU DE INOVAÇÃO DE UM PAÍS: UMA ABORDAGEM PARA A FORMAÇÃO DE REDES E ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
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Palavras Chave

Confiança
Sistema Nacional de Inovação
Negócios Internacionais

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Humanas, Culturais e Sociais da Inovação

Autores

Nome
1 - TABATA ALVES FERREIRA
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - SÃO PAULO
2 - ADRIANA BARALDI ALVES DOS SANTOS
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - SÃO PAULO

Reumo

Essa pesquisa investiga a relação entre a confiança, o estabelecimento de negócios internacionais e o grau de inovação dos países. O foco principal deste estudo está em compreender a influência de determinadas características da cultura nacional de um país sobre o desenvolvimento e a transferência de suas inovações mediada por alianças estratégicas e negócios internacionais estabelecidos com outros países.
O quão determinante é a cultura de um país, caracterizada por alto grau de “confiança nas pessoas”, para o seu grau de inovação, e consequentemente, para a formação de alianças e redes estratégicas com outros países? A pesquisa tem como objetivo avaliar a confiança como um fator cultural fundamental para a formação de redes estratégicas e que impacta positivamente, portanto, favorece, a inovação nos países analisados.
A fundamentação teórica desse artigo está alicerçada em: Cultura Nacional e a distância entre as nações, Alianças e Redes Estratégicas e Sistemas Nacionais de Inovação (SNI).
Trata-se de uma pesquisa empírica com uma amostra de 54 países que abrange tanto nações desenvolvidas como em desenvolvimento. O método de pesquisa baseou-se em uma análise quantitativa com a utilização da metodologia estatística de regressão multivariada de dados para a validação do modelo teórico proposto nesse estudo. As bases de dados secundários internacionais utilizadas são do The Global Innovation Index (2015), do World Value Survey (2010-2014) e do World Integrated Trade Solution (2014).
A regressão resultante dos dados analisados possui significância estatística (F= 0,00%), e de acordo com o R-Quadrado calculado, o poder de explicação do modelo, ou seja, da variável dependente “Índice Global de Inovação” ser uma associação linear das variáveis independentes: dimensão cultural “Confiança” e “Negócios Internacionais e Alianças Estratégicas” estabelecidos entre os países é de 72%. A hipótese H1 foi confirmada pelo modelo teórico proposto nesse estudo.
Quanto maior o número de parceiros comerciais de um país, maior é a sua propensão a inovar, assim como, quanto mais sua população for confiável, mais ela confiar nas pessoas que conhece pessoalmente ou ainda, nas pessoas de outra nacionalidade, maior é a capacidade inovativa dessa nação. Por outro lado, quanto menos a população do país confiar na sua vizinhança, nas pessoas que encontra pela primeira vez e ainda, nas pessoas de outra religião, maior é a propensão à inovação desse país.
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